A importância da leitura (Campanha da centopeia feliz)
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 14 anos.
Essa aula também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8fQoYXQGPU4
Sugerimos também o vídeo com os resultados da campanha em 2024: https://www.youtube.com/watch?v=FrhGaWz37SY
Duração da aula: 01 hora (a campanha consiste em várias etapas/aulas)
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: Conversar com as crianças sobre a importância do hábito da leitura para conhecer o mundo e ficar mais inteligente.
Explicar que quem não sabe ler tem dificuldade para comprar produtos (inclusive comida), andar de ônibus e ter uma boa profissão.
Acrescentar que a leitura, como tudo na vida, vai melhorando com o treinamento, com a própria leitura, e a melhor época para se aprender a ler é quando ainda somos crianças. Desta forma, não precisamos ter vergonha de ler mais devagar ou errar algumas vezes, já que isso faz parte do aprendizado.
O Espírito de Verdade, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, faz uma recomendação direcionada a todos os espíritas: "Espíritas! Amai-vos, este é o primeiro ensinamento; instrui-vos, este o segundo", declarando o amor e o estudo como preceitos básicos da Doutrina codificada por Allan Kardec.
Terceiro momento: Explicar para as crianças sobre a "Campanha da centopeia feliz!"
Essa campanha tem o objetivo de incentivar a prática da leitura pelas crianças. É necessário que haja livros infantis (preferível que sejam também relacionados à Jesus ou espiritismo).
a) O evangelizador mostra o painel com o nome das crianças, a centopeia completa e explica que cada criança terá uma centopeia e a centopeia fica feliz quando seu corpo vai crescendo (figura acima).
b) O evangelizador ou a criança escolhe um livro (dos disponíveis) para levar para casa e ler durante a semana. As crianças que não sabem ler também podem levar livro e devem pedir para um responsável (pais, mãe, avó, tia..) ler para elas;
c) Na próxima aula, a criança devolve o livro que levou e conta para a turma a história do livro;
d) O evangelizador analisa se de fato a criança leu o livro e, no caso da leitura, acrescenta uma parte ("bola") do corpo para a centopeia da criança. É recomendável que o evangelizador parabenize as crianças pela leitura e mostre interesse nas histórias contadas.
Repete-se essa sequente por um período determinado pelo evangelizador. No final do período, todas as crianças ganharão um premio (medalha, chocolate, etc), mas a criança com a maior centopeia ganhará um segundo prêmio especial (chocolate, medalha, etc).
Observação: É importante cobrar que as crianças tragam os livros de volta na próxima semana, para que haja opções de livros para todos. No início, elas esquecem de trazer, não leem os livros, mas com o passar do tempo, estas vão adquirindo melhores hábitos.
Observação: Em algumas datas, o evangelizador poderá fazer algumas leituras na própria sala, ou pedir para que as crianças se revezem na leitura - também para incentivar esse hábito e tirar o medo/vergonha.
Na data de conclusão da campanha, sugere-se fazer uma pequena festa, com lanche para as crianças, para reforçar a importância desse projeto. Chamar as crianças pelo nome, mostrar as centopeias e bater palmas para cada criança participantes (individualmente).
Sugestões de livros:
Há vários livros infantis que abordam o espiritismo ou Jesus. Abaixo destacamos alguns:
- Meu Pequeno Evangelho - Turma da Monica
- Allan Kardec Princípios e Valores - Turma da Mônica
- Chico Xavier e Seus Ensinamentos - Turma da Mônica
- Jesus no Meu Lar - Turma da Mônica
- Turma da Mônica Jovem Conhece Violetas Na Janela
- Chico Bento Além da Vida - Turma da Mônica
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário