Mundo dos Espíritos (vida espiritual)

 

Essa aula também esta disponível no nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=9m8hYLYrsBU) Já se inscreveu? 😍

Cronograma da aula:


Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Segundo momento: O evangelizador relembra com as crianças:

Todos já sabemos que a morte do corpo não é o fim, certo? Quando o corpo morre, o que acontece (Relembrar que nós permanecemos, como Espíritos).

Mas depois que desencarnamos, o padrão é nossa família e amigos não conseguir nos ver, pois o Espírito é "matéria quintessenciada". (Questão 82 do LE).
Mas o que é isso? É algo que escapa inteiramente aos nosso sentidos.

Bem, já que a desencarnação muda tanta coisa, tenho algumas perguntas!!

a) Posso voltar a morar na minha casa no mundo material?

b) Se não posso voltar, onde viverei?

c) Eu Espírito ainda sinto fome? frio? dores?

d) Posso trabalhar? Estudar? Brincar?


Depois de deixar as crianças pensarem, discutirem...

Graças a doutrina espírita e suas obras, já temos condições de entender um pouquinho de como é o mundo espiritual, mas estamos longe de compreender tudo!

Resposta "a" e "b") Depois de desencarnar, nós Espíritos não moraremos mais na nossa casa material, mas isso não quer dizer que não poderemos visitar nossa família aqui.

Como já disse Jesus e relembrou Allan Kardec, há vários tipos de mundos no universo e esses mundos são habitados por Espíritos segundo o grau de evolução deles.
Temos: mundos celestes, mundos superiores, mundos de regeneração, mundos de provas e expiação e mundos primitivos.

Como assim? 

Explicando... Aqui no mundo material, como fazemos para morar em uma casa? Precisamos de dinheiro... casas em lugares mais bonitos precisam de mais dinheiro.

Mas no mundo espiritual, não há o dinheiro! O que é levando em conta para definir onde moraremos são nossas conquistas (as duas asas: sabedoria e amor).

Com certeza temos familiares no mundo espiritual, que ficarão muito felizes em nos receber nas casas deles e nos ajudar em tudo que for preciso.


Resposta "c") Assim como os mundos, os Espíritos também têm uma escala de evolução. Os Espíritos puros (superioridade intelectual e moral) - como Jesus, não sentem fome, frio ou dor. Mas nós, que ainda somos imperfeitos e mais ligados a matéria, podemos sentir frio, fome, dor ou necessidade de descansar.

Resposta "d") Sim! podemos e devemos continuar trabalhando e estudando. O mundo espiritual é o nosso lar. Lá é possível ajudar outras pessoas, estudar diversas áreas, ouvir música, trabalhar com arte, pesquisa... Também podemos brincar!


Graças aos livros escritos por vários médiuns (como Chico Xavier - "Nosso Lar"), é possível entender e imaginar um pouco do mundo espiritual.


Momentos do vídeo:

Tempo 01min38seg até 02min34seg - André Luiz no Umbral (mundo espiritual);
Tempo 06min24seg até 07min40seg - André Luiz no Umbral (mundo espiritual);
Tempo 13min até 15min46seg - André Luiz resgatado do Umbral pela oração;
Tempo 16min58seg até 18min - Nosso Lar (hospital);
Tempo 28min17seg até 29min - Nosso Lar (hospital);
Tempo 30min10seg até 31min10seg - Nosso Lar (cidade);
Tempo 32min até 34min - Nosso Lar (cidade);


Atividade prática


Depois que as crianças tiveram uma noção da vida espiritual, é hora deles se revezarem para desenhar um quadro (planta ou mapa) do mundo espiritual, representando ambientes como o Nosso Lar e outros como o Umbral. Para isso, poderão utilizar: tinta, canetinha, lápis de cor, cartolina e giz de cera.




O evangelizar divide as crianças em três turmas:

Turma 01: Fará o quadro (planta) do mundo espiritual;
Turma 02: Fiscalizará e analisará se as outras duas turmas estão indo bem.
Turma 03: Acompanhará o evangelizador cantando a música "A melhor oração é o amor"

Depois que o evangelizador cantar duas vezes a música com a Turma 03, as turmas rodam... quem estava desenhando, vai fiscalizar. Quem estava fiscalizando, cantará... quem estava cantando, desenhará. Uma sugestão é só explicar essa parte do rodízio durante a brincadeira!

Esse rodízio deve acontecer até cada criança (Turma) participar de cada atividade (desenho, cantoria e fiscalização).

Depois da atividade, perguntar para as crianças o que elas acharam? Foi legal? Como foi continuar o mapa/desenho que a outra turma estava fazendo?

Após essas considerações, explicar para as crianças que essa atividade é parecida com o que acontece conosco. Quando encarnamos, continuamos atividades de outras pessoas, contribuímos para o progresso do planeta (e nosso também) - Turma 01. Ao desencarnar, temos um momento de reflexões, onde analisamos nossa vida, nosso progresso (Turma 02). Já no mundo espiritual, continuamos nosso progresso, muitas vezes realizando novas atividades ou desafios (Turma 03).

Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Deus (existência)

Jesus: Parábola dos Talentos