Progresso moral e intelectual
Duração da aula: 01 hora.
Sugestão de leitura para preparação da aula: Questão 780 (itens "a" e "b") do Livro dos Espíritos.
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador conversa com as crianças que Allan Kardec fez a seguinte pergunta aos bons Espíritos:
Q. 625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
Em seguida, perguntar para as crianças qual seria a resposta. Depois explicar que a resposta foi "Jesus".
Nesse momento, explicar que Jesus, por ser modelo de perfeição, já possui um progresso muito elevando intelectual (sabedoria) e moral. Os Espíritos sempre progridem, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da existência, o Espírito se adianta na inteligência (ciência). Durante outro, na moralidade.
Esses progressos moral e intelectual seriam como duas asas que precisamos para nos elevarmos e nos aproximarmos de Jesus.
O evangelizador pergunta: É possível um pássaro voar bem alto somente com uma asa ou com uma asa grande e outra pequena? Da mesma forma, somos nós, para perfeição, necessitamos do progresso moral e intelectual.
Enquanto o progresso intelectual se efetua sempre, o progresso moral nem sempre o acompanha. Geralmente, os indivíduos e os povos adquirem maior progresso científico e, mais lentamente, se moralizam. Como as crianças acham que é nossa sociedade hoje? Mais evoluída intelectualmente ou moralmente? (debater com as crianças)
Para ilustrar a questão, o evangelizador conta a seguinte história, baseada no ensinamento de Emmanuel na introdução do livro "Pensamento e Vida":
"Através do amor valorizamo-nos para a vida.
Através da sabedoria somos pela vida valorizados.
Daí o imperativo de marcharem juntas a inteligência e a bondade.
Bondade que ignora é assim como o poço amigo em plena sombra, a dessedentar o viajor sem ensinar-lhe o caminho.
Inteligência que não ama pode ser comparada a valioso poste de aviso, que traça ao peregrino informes de rumo certo, deixando-o sucumbir ao tormento da sede.
Todos temos necessidade de instrução e de amor."
Um homem estava perdido no deserto e o que ele mais gostaria era de sair de lá. O amor sozinho é como um poço de agua, que mata a sede momentaneamente, mas não ensina o caminho de saída. Já a inteligência sozinha é uma placa de aviso, que mostra a saída desejada, mas não mata a sede imediata - o que também não resolve o problema do viajante.
(Depois, refletir com as crianças sobre a história)
Em seguida, perguntar para as crianças: O que atrapalha nosso progresso (intelectual e moral)?
Abordar com as crianças: preguiça, orgulho, egoísmo, impaciência, paixões inferiores, desorganização.
Atividade prática
Agora, na atividade prática, o evangelizador utiliza uma cartolina ou um papel A4. É feito um desenho das duas asas (progresso moral e progresso intelectual). Em seguida, junto com as crianças, escrever abaixo de cada asa, quais são as ações que nós devemos fazer para evoluir cada uma dessas asas.
Na nossa atividade, surgiram as seguintes ações:
Progresso intelectual: Estudar, aprender coisas novas, prestar atenção na aula, paciência, disciplina, treinamento, ajudar os adultos.
Progresso moral: caridade, evangelização, paciência, disciplina, humildade, ajudar os adultos.
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
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