Dia da família (dinâmica "dia importante")
Dia da família (dinâmica)
Cronograma da aula:
A importância de estarmos reencarnados para
progredir e que para isso, precisamos de pessoas que cuidam de nós e essas
pessoas também precisam de nós. Todo
mundo foi cuidado um dia ..... e ainda será novamente ....
Às vezes sonhamos, idealizamos uma vida que
não é real.
Na vida não somos perfeitos, nem
desfrutamos de alegrias e felicidade o tempo todo. Precisamos aprender que a
felicidade está em momentos simples que muitas vezes não valorizamos.
Vamos lembrar de um dia, um momento que foi muito gostoso com meu irmão, minha mãe, avó, avô ou pai. Um dia que gostamos de lembrar.
HISTÓRIA PREPARATIVA
Contar para as crianças e responsáveis a seguinte história:
Era
uma reunião numa escola. A diretora incentivava os pais a apoiarem as crianças,
falando da necessidade da presença deles junto aos filhos. Mesmo sabendo que a
maioria dos pais e das mães trabalhava fora, ela tinha convicção da necessidade
de acharem tempo para seus filhos.
Foi
então que um pai, com seu jeito simples, explicou que saía muito cedo e que,
quando voltava, o pequeno, cansado, já adormecera. Explicou que não podia
deixar de trabalhar tanto assim, pois estava cada vez mais difícil sustentar a
família. E contou como isso o deixava angustiado, por praticamente só conviver
com o filho nos fins de semana.
O
pai, então, falou como tentava redimir-se indo beijar a criança todas as
noites, quando chegava em casa. Contou que, a cada beijo, ele dava um pequeno
nó no lençol, para que seu filho soubesse que ele estivera ali. Quando
acordava, o menino sabia que seu pai o amava e lá estivera. E era o nó o meio
de se ligarem um ao outro.
Aquela
história emocionou a diretora da escola, que, surpresa, verificou ser aquele
menino um dos melhores e mais ajustados alunos da classe. E se fez refletir
sobre as infinitas maneiras que pais e filhos têm de se comunicarem, de se
fazerem presentes nas vidas uns dos outros. O pai encontrou sua forma —
simples, mas eficiente — de se fazer presente e, o mais importante, de seu
filho acreditar na sua presença.
Para
que a comunicação se instale, é preciso que os filhos “ouçam” o coração dos
pais ou responsáveis, pois os ensinamentos falam mais alto do que as palavras.
É por essa razão que um beijo, um abraço, um carinho, revestidos de puro afeto,
curam até dor de cabeça, arranhão, ciúme do irmão, medo do escuro, etc.
Uma
criança pode não entender certas palavras, mas sabe registrar e gravar um gesto
de amor, mesmo que este seja um simples nó. E você? Tem dado um nó no lençol do
seu filho?
Dinâmica
O evangelizador distribui uma folha A4 e lápis de cores para as crianças e responsáveis e pedir para que cada um faça um desenho que represente esse dia inesquecível que esse desenhista (criança ou responsável) passou com o representante da família que está agora na sala de evangelização.
Não pode ter comentário sobre esse momento na hora do desenho! Cada um faz o seu individualmente e conforme a lembrança que tem!
Decorridos 15 ou 20 minutos dados para o desenho, o evangelizador pede para cada pessoa mostrar o desenho para todos e comentar qual foi essa ocasião especial que ele retratou naquele desenho. Esse momento feliz (dentre tantos outros) dos dias que se passam em nossas vidas.
Alguns desenhos feitos nessa dinâmica:
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
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