Deus (existência)

 Esta aula foi dada para crianças de 4 até 10 anos. e também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=lr39vfpgynw


É importante que o evangelizador estude o tema. Como sugestão, indicamos o Capítulo I do Livro dos Espíritos. Abaixo, algumas questões:

1. Que é Deus? 

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.”

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? 

Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” 

Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa

9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? 

Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!”

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos ideia completa de seus atributos? 

“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas ideias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.”



Duração da aula: 01 hora.



Cronograma da aula:

Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Primeiro momento: O evangelizador mostra vários objetos (caneta, garrafa, borracha, colher, etc) e pergunta às crianças o nome da cada um.




(Pode-se fazer uma brincadeira, vendando uma das crianças, colocando o objeto na mão dela e perguntando o que é). Repita para todas as crianças!

    Em seguida, pergunta para as crianças como elas sabem que uma caneta é uma caneta. Uma garrafa é uma garrafa. Pergunta se esses objetos existem? Como as crianças sabem que eles existem?

    A resposta deve ser trabalhada no sentido de mostrar que conhecemos uma coisa pelas suas características e propriedades (tamanho, cheiro, cor, etc). O evangelizador, sem seguida, comenta com as crianças que esses objetos são materiais (possuem matéria, tem massa, dimensões), o que os torna mais fáceis de serem identificados por nós.

    Posteriormente, o evangelizador questiona às crianças se elas conseguem ver o ar? Se não conseguem ver, como sabem que o ar existe?

    A resposta deve ser trabalhada no sentido de mostrar que o ar é conhecido graças as suas características: a movimentação (o vento), o cheiro (em determinadas condições) e também por que o ar ocupa espaço. Nesse momento, o evangelizador lembra (ou mostra) às crianças um ventilador movimentando o ar e pergunta se elas sentem esse movimento. Depois, o evangelizador mostra imagens de um balão de ar quente e comenta.


    Em seguida, o evangelizador pega uma bexiga (podendo dar uma para cada criança) e mostra para as crianças que existem materiais mais difíceis de se observar, mas que continuam possuindo dimensões e massa.

    Dependendo do conhecimento da turma, o evangelizador pode comentar também sobre as ondas de rádio, internet e TV, que continuam sendo matérias, mas são ainda mais difíceis de se identificar, sendo necessário, muitas vezes, o uso de aparelhos. A foto abaixo mostra o celular identificando várias ondas de Wi-Fi que estão a nossa volta. O evangelizador pode fazer o mesmo procedimento ("pesquisar redes Wi-Fi") e mostrar para as crianças.



    Depois, o evangelizador observa que Deus é um ser imaterial (não possuindo massa ou dimensões) e pergunta às crianças como podemos identificá-lo. Como saber que Deus existe!

    Como identificamos algo que não vemos, não cheiramos, não sentimos?

    Quando recebemos uma carta de pessoa ausente, como reconhecemos quem a escreveu? Pela letra!
    Quando ouvimos passos de animais, como sabemos, depois, se foi um cachorro, um gato, um cavalo ou um boi?  Pelos rastros.

    Da mesma forma, podemos observar Deus pelas coisas que Ele criou! O céu, as estrelas, os planetas, os animais, as plantas, a agua, o universo. De quem mais seriam essas criações?

(sugestão de levar as crianças para ver o céu, as árvores, a natureza)

    E como é a obra de Deus? É perfeita?

    Para se ter uma pequena ideia da perfeição e sabedoria de Deus, sugere-se levar as crianças para ver e pegar uma folha de uma planta (árvore).

    Em seguida, fazer uma explicação simples da anatomia e importância daquela folha.




    Como sugestão, indicamos que o evangelizador comente com as crianças sobre a fotossíntese, transpiração e trocas gasosas. Pode-se comentar também sobre a celulose - utilizada para fazer papel. Outra função são os remédios e chás... feitos de folhas, além da sombra (que refresca nosso dia) e comida para outros animais e insetos.

    Vídeo no YouTube sobre as folhas: https://www.youtube.com/watch?v=upvvUcGs1jY

    Isso é só uma folha... das várias coisas que existem no Universo!! Deus não é realmente inteligente?

ObservaçãoSe sobrar tempo, pode-se pedir para as crianças fazerem um lindo desenho das pegadas (obras) de Deus!


Terceiro momento (5 min)Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.






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