Sucessão e aperfeiçoamento das raças (Lei de reprodução)
Esta aula foi dada para crianças de 7 até 12 anos.
Como já mencionado nos outros posts, buscou-se fazer uma aula mais dinâmica, com a participação de todos.
Essa aula foi baseada na "brincadeira" feita pelo animador Tyler Rhodes com crianças do ensino fundamental dos Estados Unidos para explicar a evolução.
"Tyler inventou um animal parecido com uma salamandra e pediu que as crianças desenhassem suas próprias versões do bicho. Os desenhos tiveram mudanças em relação ao original, já que cada um tem seu jeito de desenhar. Então, ele começou a criar situações que causariam a extinção da maioria desses animais, sobrando apenas alguns. Os motivos eram variados: mudanças no clima e no ambiente, fenômenos naturais, a presença de predadores…
E os grupos tinham que escolher entre os desenhos quais seriam as espécies que se adaptariam melhor às mudanças, criando novas figuras a partir de cada etapa. Assim, Tyler conseguiu centenas de espécies diferentes desenhadas pelos alunos! Todas vieram da primeira criatura que ele inventou, mas com características diferentes. Algumas tinham escamas, outras tinham chifres, nadadeiras, rabos longos ou curtinhos e muito mais. Ele usou cerca de 100 desses desenhos para fazer uma animação mostrando a evolução desses animais, contando com a ajuda das crianças para fazer os efeitos sonoros."
O link https://timfazciencia.com.br/noticias/a-evolucao-ilustrada-por-criancas-do-ef/ relata tal brincadeira e apresenta a animação final.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (8 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!
Segundo momento (35 min): O evangelizador mostrou, individualmente, o desenho de um animal parecido com uma lagartixa, de nome "Boruga". Depois que todas as crianças viram, foi pedido para que cada uma fizesse o desenho desse animal e pintasse. Como cada criança tem seu jeito de desenhar, cada desenho ficou de um jeito.
Posteriormente, o evangelizador pediu para que as crianças sentassem em circulo e realizou a seguinte sequencia de acontecimentos:
a) Apareceu um predador maior e mais forte!
As crianças deveriam escolher metade dos desenhos para "descartar" (foram extintos). Pois a outra metade tinha características melhores para sobreviver ao predador. Interessante que as crianças justifiquem as escolhas.
Depois de escolhido, cada criança deveria desenhar a nova versão do "Boruga".
b) Ocorreu uma erupção de vulcão, com aumento de temperatura e lava por toda a parte!
As crianças deveriam escolher metade dos desenhos para "descartar" (foram extintos). Pois a outra metade tinha características melhores para sobreviver ao predador. Interessante que as crianças justifiquem as escolhas.
Depois de escolhido, cada criança deveria desenhar a nova versão do "Boruga".
c) Houve uma mudança de temperatura e agora o ambiente era muito frio e nevava o tempo todo!
As crianças deveriam escolher metade dos desenhos para "descartar" (foram extintos). Pois a outra metade tinha características melhores para sobreviver ao predador. Interessante que as crianças justifiquem as escolhas.
Depois de escolhido, cada criança deveria desenhar a nova versão do "Boruga".
d) Houve falta de comida e só era possível obter comida no alto das árvores!
As crianças deveriam escolher metade dos desenhos para "descartar" (foram extintos). Pois a outra metade tinha características melhores para sobreviver ao predador. Interessante que as crianças justifiquem as escolhas.
Depois de escolhido, cada criança deveria desenhar a nova versão do "Boruga"
e) Uma enchente deixou grande parte do ambiente submerso!
As crianças deveriam escolher metade dos desenhos para "descartar" (foram extintos). Pois a outra metade tinha características melhores para sobreviver ao predador. Interessante que as crianças justifiquem as escolhas.
Depois de escolhido, cada criança deveria desenhar a nova versão do "Boruga"
Ao final, o evangelizador apresentou para todos (em sequencia) os desenhos feitos, mostrando as grandes mudanças que o "Boruga" sofreu.
Depois explicou rapidamente sobre a Lei da Reprodução (Sucessão e aperfeiçoamento das raças). Para isso, importante ler as perguntas 686 até 694 do Livro dos Espíritos.
Foi comentado que tal lei é uma lei de Deus e que o objetivo é o aperfeiçoamento e a perfeição e que nós, assim como todos os animais, plantas e o próprio planeta, estamos a milhares de anos sofrendo esses aperfeiçoamentos.
Como exemplo rápido, foi mencionada a teoria de evolução das girafas.
Observação: Para a segunda aula sobre o mesmo tema, trabalhar com as crianças para que seja feita uma apresentação (PowerPoint, etc) ou animação com os desenhos.
Para fazer essa atividade é necessário ter, pelo menos um computador. Fazer a animação é mais trabalhoso. Interessante que as crianças façam os sons dos bichos e que esses sejam incluídos na apresentação ou animação.
Nesse link há vários exemplos de softwares gratuitos para animação.
Na opção da apresentação, basta tirar a foto dos desenhos e utiliza-las, juntamento com os sons, para a criação da sequencia!
Comentários
Postar um comentário