Direito das crianças - sementinha de amor (Peça de Teatro)
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 8 anos.
Duração da aula: 02 ou 03 aulas de 01 hora (cada) + apresentação
Essa aula também está disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ToR0-jcIHvk
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: Trata-se de uma apresentação das crianças no salão principal do Centro Espírita (salão de palestras), para os pais e familiares.
O evangelizador deve dividir a preparação das crianças e caracterização em 02 ou 03 aulas.
01 - Direito das crianças
O evangelizador explica para as crianças que todas as pessoas têm direitos e deveres.
Depois pergunta para as crianças: Quais são os direitos das crianças?
Sugestão de Resposta:
- Ir para a escola e estudar;
- Respeitar seus pais, irmãos, familiares e professores;
- Não jogar sujeira em casa ou na rua;
- Ajudar os pais a manter a casa limpa;
- Evitar falar palavrão e respeitar as pessoas
Em seguida, foi perguntado: E quais são os direitos das crianças?
Sugestão de Resposta:
- Direito à saúde e proteção (ir ao médico quando precisar e se sentir protegida);
- Direito à alimentação (comer bem e comidas saudáveis);
- Direto à família (poder conviver com os pais e familiares e se sentir amada);
- Direito de brincar (lazer e esporte);
- Direito de ir à escola e se desenvolver;
02 - Familiarização da música que será passada no salão.
A música a ser passada (ou tocada no salão) é a "Sou sementinha" (compositora: Cacá Rezende).
A duração da música é cerca de 2min46seg (link: https://www.youtube.com/watch?v=Vwd8YcSxvIo).
Assim, é importante que as crianças escutem a música algumas vezes para conhecer.
Caso o objetivo seja cantar, entende-se que o treinamento levará um tempo maior.
Link para a letra e cifra da música: https://www.cifraclub.com.br/caca-rezende/sou-sementinha/
03 - Caracterização e coreografia para apresentação.
A música informa que crianças são sementinhas, podem virar flores e muito mais...
Então a caracterização das crianças será transformá-las em flores!
Em uma das aulas, as crianças devem fazer desenhos ou colagens para criar flores bem coloridas. Esses desenhos podem ser apresentado na forma de cartazes (cada criança segura o seu) ou podem ser transformadas em "placas" ou acessórios na cabeça ("chapéu"). Abaixo alguns modelos:
A coreografia consiste em as crianças ficarem dançando e sorrindo durante a música, mostrando as flores que fizeram durante a aula para as pessoas presentes no salão.
O evangelizador deve utilizar um regador (e se possível estar fantasiado de jardineiro 😮) e sempre fingir regar as crianças na parte da música "só precisa me regar, só precisa me olhar (...)".
É fundamental treinar a coreografia algumas vezes na sala de aula, com a música, para que as crianças e o evangelizador estejam bem preparadas e tranquilas.
Dependendo do tempo de treinamento e interesse das crianças, seria interessante que elas cantassem "Sou sementinha, posso virar flor!".
04 - Organização da apresentação e apresentação
a) Preparar a música no sistema de som ou preparar quem vai tocar e cantar;
b) Posicionar as crianças de frente para o público, já caracterizadas com suas flores;
c) O evangelizador deve fazer uma introdução da Peça "Criança - sementinha de amor!" e mencionar a importância de darmos atenção e amor às crianças.
Eventualmente, falar também sobre a evangelização e o significado de ter Deus no coração delas.
d) O evangelizador deve também destacar quais são os direitos da criança (já mencionados aqui).
e) Começar a música e seguir a coreografia de apresentação.
f) Após o fim da apresentação, como sugestão, as crianças entregarem suas flores para seus familiares como presente e recordação desse momento.
Observação: Não se esqueça de tirar fotos e/ou filmar! 😏
Estima-se que o tempo de duração total da apresentação fique em 15 (quinze) minutos. É importante combinar com o palestrante o momento dessa apresentação (início ou fim da palestra).
Vejam como ficou bonita nossa apresentação!
Terceiro momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário