Família (cooperar em família)

 Duração da aula: 01 hora.


Esta proposta de aula também já está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=2alWYGeeK3Y. Já aproveita e se inscreve para ficar por dentro das novidades! 💓

Cronograma da aula:

Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Segundo momento: O evangelizador conversa com as crianças sobre o tema família. Sugere-se que a primeira pergunta seja "O que é família?".

Sugere-se que o evangelizador leia:

Capítulo IV (item "A reencarnação fortalece os laços de família, ao passo que a unicidade da existência os rompe.") do Livro "O evangelho segundo o Espiritismo". Destacamos:

"Os laços de família não sofrem destruição alguma com a reencarnação, como o pensam certas pessoas. Ao contrário, tornam-se mais fortalecidos e apertados. O princípio oposto, sim, os destrói.
No Espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. Ditosos por se encontrarem juntos, esses Espíritos se buscam uns aos outros. A encarnação apenas momentaneamente os separa, porquanto, ao regressarem à erraticidade, novamente se reúnem como amigos que voltam de uma viagem
Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família, ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. Se uns encarnam e outros não, nem por isso deixam de estar unidos pelo pensamento. Os que se conservam livres velam pelos que se acham em cativeiro. Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam."

O que une realmente as pessoas em uma família? 

A verdadeira família é unida pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações entre as pessoas.

Cabe aqui destacar a lição presente em Mateus 12, 46-50. O evangelizador pode, inclusive, ler essa história para as crianças. 

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Qual a importância da família?

A família garante a saúde, segurança, educação e bem-estar geral de todos, além de ensinar valores e comportamentos sociais apropriados.
A família é a escola das almas! É lá nosso maior aprendizado na paciência com os pais, filhos e irmãos, na disciplina das nossas obrigações.

Sugere-se que o evangelizador leia também o capítulo "A escola das almas" do livro "Jesus no lar", de Chico Xavier.

Depois que desencarnamos, não fazemos mais parte da família?

Claro que fazemos! O Espírito é imortal e a família permanece no mundo espiritual, agora maior já que muitos amigos estavam separados pela encarnação.


Terceiro momento: Hora da atividade prática

O evangelizador deve, antes de começar a brincadeira, explicar para as crianças que haverá uma experiência relacionada a importância de cada pessoa dentro da família e que cada criança ali é um integrante da família "evangelização".
Informar também que, depois da experiência, perguntará as crianças o que elas entenderam.

O evangelizador dará um balão cheio para cada criança e dará os seguintes comandos:

a) cada criança deverá ficar jogando o balão para o alto e pegando o balão. O balão não poderá cair no chão.
b) quando o evangelizador tocar no ombro de alguma criança, essa criança deverá sair do local, deixar seu balão com outra criança e sentar.
c) A outra criança que receber o novo balão deverá jogar todos os balões para o alto e pegá-los de volta, sem deixar cair no chão.

Com a redução das crianças, fica mais difícil para as que sobraram controlar todos os balões!

O objetivo é mostrar para as crianças que todos temos uma importância na família (temos atividades e responsabilidades). Quando deixamos de fazer nossos deveres ou deixamos de ajudar os outros integrantes da família, fica mais difícil para o restante da família e todo o grupo acaba sofrendo com isso! 

Essa é a questão de deve ser percebida e trabalhada com as crianças depois da atividade. É necessário que o evangelizador verifique o que cada criança acha disso.
Perguntar também quais são alguns dos deveres de cada membro da família "evangelização". 
E quais são os deveres de cada membro da família das crianças?

Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)