Diferentes ordens de Espíritos
Diferentes ordens de Espíritos (Livro dos Espíritos, Segunda Parte, Capítulo I - Dos Espíritos)
Esta aula foi dada para crianças de 10 até 16 anos.
Como já mencionado nos outros posts, buscou-se fazer uma aula mais dinâmica, com a participação de todos.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Esta aula foi dada para crianças de 10 até 16 anos.
Como já mencionado nos outros posts, buscou-se fazer uma aula mais dinâmica, com a participação de todos.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!
Segundo momento (20 min): Foram feitas perguntas para as crianças sobre os diferentes "tipos" de espíritos. Perguntamos, por exemplo, se um espírito que só faz o bem, só pensa em cosias boas e não deseja o mal para ninguém estaria no mesmo patamar de espíritos que ficam satisfeitos com o mal praticado, malvados e que vivem para atrapalhar.
Mencionamos que essa diferença pode ser observada também no caso dos encarnados. Em seguida, explicamos bem rapidamente sobre as características principais das ordens mencionadas no Livro dos Espíritos (Q. 96 até Q. 113). No fim, perguntamos se era fácil achar aqui, entre os encarnados, espíritos de primeira ordem (espíritos puros).
Para cada pergunta que fazemos, aguardamos a resposta e incentivamos o debate.
Terceiro momento (30 min): A classificação dos espíritos encarnados ou não nas ordens e classes.
Imprimimos 06 (seis) rostos de crianças, cada uma identificada por um nome e cortamos. Em seguida, imprimimos diversas frases que mostravam o comportamento de cada criança e recortamos em tiras. Misturamos as tiras para pegá-las aleatoriamente.
Depois, pegamos uma cartolina e pedimos para cada criança puxar uma tira, ler e ir colocando abaixo do rosto da criança (tira com o comportamento da Raquel abaixo do rosto da Raquel).
Depois de terminadas todas as tiras, as crianças deveriam discutir entre si e colarem na cartolina, em sequência, o grau de adiantamento de cada espírito/criança.
É interessante observar a dificuldade na classificação entre 2ª e 3ª ordem, pelas frases utilizadas.
O resultado final foi o seguinte:
O objetivo da atividade era também fazer com que as crianças refletissem sobre suas atitudes no dia a dia. Com essa reflexão e até classificação da atitude, pode-se, em um segundo momento evitar atitudes classificadas como de ordem inferior.
Em aula, utilizamos os seguintes materiais:
a) 01 (uma) cartolina;
b) 01 (cola) para colar as tiras e rostos na cartolina;
c) 03 (três) folhas de papeis A4 para imprimir os rostos, nomes e frases;
d) 01 (uma) tesoura para cortar os rostos e frases;
Observação: No final dessa postagem, colocamos as frases e figuras utilizadas.
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
As figuras utilizadas para fazer os rostos foram as seguintes:
Abaixo as frases usadas:
"RAQUEL, PARA ESCOLHER SUAS AMIGAS, SEMPRE PROCURA AS MENINAS COM ROUPAS MAIS BONITAS, SAPATOS CAROS E CABELOS ARRUMADOS."
"RAQUEL NÃO GOSTA DE DIVIDIR SUAS ROUPAS COM A IRMÃ E NÃO DEIXA A IRMÃ BRINCAR COM SUAS BONECAS."
"RAQUEL NÃO AJUDA SUA MÃE OU SUA VOVÓ NAS TAREFAS DE CASA. QUANDO ELAS PEDEM AJUDA PARA ALGO, ELA SEMPRE FINGE QUE NÃO OUVE OU FALA QUE NÃO PODE PORQUE TEM QUE FAZER TAREFA DA ESCOLA"
"RAQUEL NÃO ACREDITA MUITO EM DEUS E SEMPRE RECLAMA DA SUA CONDIÇÃO FINANCEIRA, DAS POUCAS COISAS QUE TEM, CULPANDO SEUS PAIS POR TUDO."
"RAQUEL NÃO GOSTA MUITO DE ESTUDAR E SEMPRE TENTA MATAR AULA PARA FICAR NA RUA COM SUAS AMIGAS"
"BIANCA GOSTA DE AJUDAR TODOS EM CASA E FICA FELIZ DE PODER ALIVIAR UM POUCO O TRABALHO DE DEUS PAIS"
"BIANCA GOSTA DE REZAR TODOS OS DIAS E AGRADECER A DEUS POR TUDO DE BOM QUE TEM NA VIDA"
"BIANCA NEM SEMPRE EMPRESTA SUAS ROUPAS PARA A IRMÃ, POIS TEM ALGUMAS QUE ELA GOSTA MAIS"
"BIANCA TEM PREGUIÇA DE IR PARA A ESCOLA PELA MANHÃ, MAS ELA SABE QUE É IMPORTANTE IR"
"BIANCA FICA COM MUITA RAIVA QUANDO ALGUÉM FALA MAL DELA E, POR ISSO, PARA DE CONVERSAR COM ESSA PESSOA"
"DANIEL É UM MENINO MUITO INTELIGENTE E GOSTA DE ESTUDAR, MAS ELE SEMPRE ACHA QUE SABE DE TUDO E NUNCA ERRA"
"DANIEL GOSTA DE ZOMBAR E FAZER BRINCADEIRAS SEM GRAÇA COM OS MENINOS DA ESCOLA"
"DANIEL ALGUMAS VEZES PRATICA BOAS AÇÕES E OUTRAS VEZES FAZ COISAS ERRADAS"
"DANIEL SÓ USA ROUPAS DA MODA E FAZ UMA PRESSÃO DANADA PARA SUA MÃE COMPRAR ESSAS ROUPAS"
"RAFAEL É MUITO INTELIGENTE E SEMPRE ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR A TODOS"
"RAFAEL NÃO RECLAMA DA VIDA. SABE QUE ELE TEM QUE FAZER A SUA PARTE E DEIXA NA MÃO DE DEUS O FUTURO"
"RAFAEL SABE QUE AS DIFICULDADES E PROBLEMAS SÃO PASSAGEIROS E SÃO PRESENTES DE DEUS PARA MELHORAR"
"RAFAEL SEMPRE AJUDA EM CADA E NÃO GOSTA DE VER INJUSTIÇAS"
"FRANSCISCO GOSTA DE MATAR PASSARINHOS"
"FRANCISCO JÁ PEGOU COISAS QUE NÃO ERAM SUAS EM SUPERMECADOS E DE COLEGAS DA ESCOLA"
"FRANCISCO ADORA ARRUMAR BRIGA, FALAR PALAVRÃO É NORMAL PARA ELE"
"FRANCISCO PEGA DINHEIRO DA CARTEIRA DA SUA MÃE E DO SEU PAI"
"PAULO NÃO ACREDITA EM DEUS"
"PAULO NÃO GOSTA DE INJUSTIÇAS E GERALMENTE TENTA AJUDAR"
"PAULO ALGUMAS VEZES FAZ COISAS CERTAS, OUTRAS, ERRADAS. MAS SEMPRE TENTA APRENDER COM SEUS ERROS"
"PAULO TEM PREGUIÇA NA HORA DE FAZER A TAREFA DA ESCOLA E OS TRABALHOS DE CASA, MAS SEMPRE TENTA DEIXAR ESSA PREGUIÇA DE LADO PARA AJUDAR"
Para cada pergunta que fazemos, aguardamos a resposta e incentivamos o debate.
Terceiro momento (30 min): A classificação dos espíritos encarnados ou não nas ordens e classes.
Imprimimos 06 (seis) rostos de crianças, cada uma identificada por um nome e cortamos. Em seguida, imprimimos diversas frases que mostravam o comportamento de cada criança e recortamos em tiras. Misturamos as tiras para pegá-las aleatoriamente.
Depois, pegamos uma cartolina e pedimos para cada criança puxar uma tira, ler e ir colocando abaixo do rosto da criança (tira com o comportamento da Raquel abaixo do rosto da Raquel).
Depois de terminadas todas as tiras, as crianças deveriam discutir entre si e colarem na cartolina, em sequência, o grau de adiantamento de cada espírito/criança.
É interessante observar a dificuldade na classificação entre 2ª e 3ª ordem, pelas frases utilizadas.
O resultado final foi o seguinte:
O objetivo da atividade era também fazer com que as crianças refletissem sobre suas atitudes no dia a dia. Com essa reflexão e até classificação da atitude, pode-se, em um segundo momento evitar atitudes classificadas como de ordem inferior.
Em aula, utilizamos os seguintes materiais:
a) 01 (uma) cartolina;
b) 01 (cola) para colar as tiras e rostos na cartolina;
c) 03 (três) folhas de papeis A4 para imprimir os rostos, nomes e frases;
d) 01 (uma) tesoura para cortar os rostos e frases;
Observação: No final dessa postagem, colocamos as frases e figuras utilizadas.
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
As figuras utilizadas para fazer os rostos foram as seguintes:
Abaixo as frases usadas:
"RAQUEL, PARA ESCOLHER SUAS AMIGAS, SEMPRE PROCURA AS MENINAS COM ROUPAS MAIS BONITAS, SAPATOS CAROS E CABELOS ARRUMADOS."
"RAQUEL NÃO GOSTA DE DIVIDIR SUAS ROUPAS COM A IRMÃ E NÃO DEIXA A IRMÃ BRINCAR COM SUAS BONECAS."
"RAQUEL NÃO AJUDA SUA MÃE OU SUA VOVÓ NAS TAREFAS DE CASA. QUANDO ELAS PEDEM AJUDA PARA ALGO, ELA SEMPRE FINGE QUE NÃO OUVE OU FALA QUE NÃO PODE PORQUE TEM QUE FAZER TAREFA DA ESCOLA"
"RAQUEL NÃO ACREDITA MUITO EM DEUS E SEMPRE RECLAMA DA SUA CONDIÇÃO FINANCEIRA, DAS POUCAS COISAS QUE TEM, CULPANDO SEUS PAIS POR TUDO."
"RAQUEL NÃO GOSTA MUITO DE ESTUDAR E SEMPRE TENTA MATAR AULA PARA FICAR NA RUA COM SUAS AMIGAS"
"BIANCA GOSTA DE AJUDAR TODOS EM CASA E FICA FELIZ DE PODER ALIVIAR UM POUCO O TRABALHO DE DEUS PAIS"
"BIANCA GOSTA DE REZAR TODOS OS DIAS E AGRADECER A DEUS POR TUDO DE BOM QUE TEM NA VIDA"
"BIANCA NEM SEMPRE EMPRESTA SUAS ROUPAS PARA A IRMÃ, POIS TEM ALGUMAS QUE ELA GOSTA MAIS"
"BIANCA TEM PREGUIÇA DE IR PARA A ESCOLA PELA MANHÃ, MAS ELA SABE QUE É IMPORTANTE IR"
"BIANCA FICA COM MUITA RAIVA QUANDO ALGUÉM FALA MAL DELA E, POR ISSO, PARA DE CONVERSAR COM ESSA PESSOA"
"DANIEL É UM MENINO MUITO INTELIGENTE E GOSTA DE ESTUDAR, MAS ELE SEMPRE ACHA QUE SABE DE TUDO E NUNCA ERRA"
"DANIEL GOSTA DE ZOMBAR E FAZER BRINCADEIRAS SEM GRAÇA COM OS MENINOS DA ESCOLA"
"DANIEL ALGUMAS VEZES PRATICA BOAS AÇÕES E OUTRAS VEZES FAZ COISAS ERRADAS"
"DANIEL SÓ USA ROUPAS DA MODA E FAZ UMA PRESSÃO DANADA PARA SUA MÃE COMPRAR ESSAS ROUPAS"
"RAFAEL É MUITO INTELIGENTE E SEMPRE ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR A TODOS"
"RAFAEL NÃO RECLAMA DA VIDA. SABE QUE ELE TEM QUE FAZER A SUA PARTE E DEIXA NA MÃO DE DEUS O FUTURO"
"RAFAEL SABE QUE AS DIFICULDADES E PROBLEMAS SÃO PASSAGEIROS E SÃO PRESENTES DE DEUS PARA MELHORAR"
"RAFAEL SEMPRE AJUDA EM CADA E NÃO GOSTA DE VER INJUSTIÇAS"
"FRANSCISCO GOSTA DE MATAR PASSARINHOS"
"FRANCISCO JÁ PEGOU COISAS QUE NÃO ERAM SUAS EM SUPERMECADOS E DE COLEGAS DA ESCOLA"
"FRANCISCO ADORA ARRUMAR BRIGA, FALAR PALAVRÃO É NORMAL PARA ELE"
"FRANCISCO PEGA DINHEIRO DA CARTEIRA DA SUA MÃE E DO SEU PAI"
"PAULO NÃO ACREDITA EM DEUS"
"PAULO NÃO GOSTA DE INJUSTIÇAS E GERALMENTE TENTA AJUDAR"
"PAULO ALGUMAS VEZES FAZ COISAS CERTAS, OUTRAS, ERRADAS. MAS SEMPRE TENTA APRENDER COM SEUS ERROS"
"PAULO TEM PREGUIÇA NA HORA DE FAZER A TAREFA DA ESCOLA E OS TRABALHOS DE CASA, MAS SEMPRE TENTA DEIXAR ESSA PREGUIÇA DE LADO PARA AJUDAR"
Comentários
Postar um comentário