Origem e natureza dos espíritos e perispírito.
Origem e natureza do espírito e perispírito (Livro dos Espíritos, Primeira Parte, Capítulo I - Dos Espíritos) - Q. 76 até Q. 95
Esta aula foi dada para crianças de 10 até 16 anos.
Como já mencionado nos outros posts, buscou-se fazer uma aula mais dinâmica, com a participação de todos.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (8 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!
Segundo momento (20 min): Buscou-se dar uma noção básica sobre as características do espírito e do perispírito (Q. 76 até Q. 95). A enfase principal é saber diferenciar espírito de perispírito.
Apresentamos para as crianças slides sobre essas principais características e a figura abaixo, para facilitar o entendimento. Apresentamos um modelo também da união do corpo, perispírito e espírito.
Terceiro momento (27 min): Para fixar melhor os conceitos, pedimos para cada criança fazer um desenho, na cartolina, do corpo, perispírito e espírito (conforme modelo apresentado). Utilizou-se também de barbante.
O resultado final foi o seguinte:
Em aula, utilizamos os seguintes materiais:
a) Cartolinas (uma ou metade de uma para cada criança);
b) Barbante para prender o espírito no corpo/perispírito;
c) Lápis de cores para fazer os desenhos;
Alternativamente, pode-se fazer a parte prática com a utilização de saquinhos de pipoca ou de pão (de cores diferentes ou pintá-los) e barbante, conforme a figura abaixo:
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário