Origem e natureza dos espíritos e perispírito.

Origem e natureza do espírito e perispírito (Livro dos Espíritos, Primeira Parte, Capítulo I - Dos Espíritos) - Q. 76 até Q. 95

Esta aula foi dada para crianças de 10 até 16 anos.

Como já mencionado nos outros posts, buscou-se fazer uma aula mais dinâmica, com a participação de todos.

Duração da aula: 01 hora.

Cronograma da aula:

Primeiro momento (8 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!

Segundo momento (20 min): Buscou-se dar uma noção básica sobre as características do espírito e do perispírito (Q. 76 até Q. 95). A enfase principal é saber diferenciar espírito de perispírito.

Apresentamos para as crianças slides sobre essas principais características e a figura abaixo, para facilitar o entendimento. Apresentamos um modelo também da união do corpo, perispírito e espírito.


Terceiro momento (27 min): Para fixar melhor os conceitos, pedimos para cada criança fazer um desenho, na cartolina, do corpo, perispírito e espírito (conforme modelo apresentado). Utilizou-se também de barbante.
O resultado final foi o seguinte:


Em aula, utilizamos os seguintes materiais:

a) Cartolinas (uma ou metade de uma para cada criança);
b) Barbante para prender o espírito no corpo/perispírito;
c) Lápis de cores para fazer os desenhos;
Alternativamente, pode-se fazer a parte prática com a utilização de saquinhos de pipoca ou de pão (de cores diferentes ou pintá-los) e barbante, conforme a figura abaixo:


Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)