Evangelização e COVID-19 (coronavírus)

Evangelização e COVID-19 (coronavírus)


Com a pandemia do COVID-19, o funcionamento "físico" dos Centros Espíritas de vários locais do país foi interrompido. Assim, o trabalho de evangelização também.

Mesmo assim, é possível manter as aulas (ou encontros) de evangelização para crianças e adolescentes. Várias opções estão disponíveis, com a ajudas de softwares e apps de videoconferência (Meat, Zoom, Hangouts, Whatsapp, dentre outros) e streamings de vídeos (YouTube, Facebook, dentre outros).



A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) disponibiliza vários seminários e estudos virtuais sobre essa o tema da evangelização na pandemia. O site da USE é www.usesp.org.br.

Como exemplo, segue link do vídeo sobre "Como chamar a atenção das crianças na evangelização?".


Há também o "Pilulazinhas do Evangelho" (página do Facebook) com várias pilulas e mensagens rápidas. O intuito é levar, de forma lúdica, o Evangelho, para as crianças.

Há duas questões que consideramos importantes:

1) Verificar se as crianças ou os pais possuem smartphones e acesso a internet. Dependendo da condição financeira da família, essas ferramentas não estarão disponíveis. Nesse caso, ligar para uma conversa rápida, mantendo o contato, pode ser uma solução.

2) Reduzir o tempo dos encontros ou aulas. Dependendo da faixa etária e até do acesso à educação, a criança não conseguirá manter a atenção e participar por muito tempo desse formato digital de evangelização. Assim, tentar fazer conteúdos mais rápidos é fundamental. Uma sugestão é criar grupos de Whatsapp e manter o contato (que seja uma vez por semana) com apresentação de vídeos, músicas ou conversas sobre os temas da evangelização.

Abaixo o link do vídeo que produzimos com base na aula de Esquecimento do passado (também disponível nesse blog) para a evangelização a distância.

Para a criação dele, utilizamos um aplicativo de edição de vídeos (VideoPad by NCH, por exemplo), gravador de áudio (whatspp, por exemplo), um conversor de formato de áudio e gravamos a tela de apresentação do Scratch. Depois, criar um canal no YouTube e disponibilizar! Parece complicado, mas foi simples 😀




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)