Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)
Todos os anos temos, dentre as datas especiais, o Natal e geralmente preparamos uma Mostra de Natal.
Esta aula foi dada para crianças de 9 até 17 anos.
Duração da aula: 01 hora (três aulas).
Essa ano (2019), fizemos uma atividade de teatro, que foi apresentada no salão principal e contou com vários pais na plateia.
A peça de teatro foi baseada no vídeo https://youtu.be/7rkjlw6tmRY, com algumas alterações no texto e partes.
Como essa é uma peça na qual as crianças não falam, somente realizam atividades, o ensaio e a apresentação se tornam mais fáceis. Somente uma criança ou o próprio evangelizador deverá se comunicar com as crianças e com a plateia, conforme texto no final desse post. No nosso caso, o próprio evangelizador foi quem conversou com os atores e com a plateia.
As duas primeiras aulas foram utilizadas para ensaios e confecção dos objetos utilizados (árvore de natal, presentes, dentre outros).
A terceira aula foi para um último ensaio rápido e apresentação. Toda a apresentação tem duração aproximada de 20 min (incluindo uma apresentação prévia dos atores 😜.
Com o restante do tempo, cantamos duas músicas e apresentamos, no salão, um apanhado das atividades realizadas no ano, com fotos e um vídeo com as mensagens de natal dos evangelizadores e das crianças.
Com o restante do tempo, cantamos duas músicas e apresentamos, no salão, um apanhado das atividades realizadas no ano, com fotos e um vídeo com as mensagens de natal dos evangelizadores e das crianças.
Os seguintes materiais são necessários:
1) 01 (uma) cartolina e lápis coloridos para fazer a árvore de natal. Pode-se optar também por usar uma árvore já pronta ou fazer uma com galhos, algodão e enfeites de natal.
2) Algodão, barbante e cola quente para fazer a barba do papai Noel. Pode-se optar por barbas prontas ou até uma barba feita de papel e palito ou cordão (como aquelas máscaras de carnaval).
3) 04 (quatro) ou 05 (cinco) caixas ou sacolas para presente.
4) 01 (um) bastão para ser a batuta do maestro.
5) Músicas para apresentação e coral.
Peça de teatro apresentada:
(Começa com a música “jigle bells” e crianças dançando na frente).
Apresentador: - Ei vocês, é com vocês mesmo que quero falar. Posso fazer uma pergunta? Uma perguntinha bem fácil, simples.
Apresentador: - O que não pode faltar no verdadeiro natal?
(Crianças pensam... pensam – dando voltas pelo salão - e fazem ou mostram uma árvore de natal – música suave de Natal no fundo)
Apresentador: - Pera aí, vocês estão me dizendo que Natal sem árvore não é Natal?
(crianças confirmam com gestos)
Apresentador: - Erraram. O verdadeiro Natal não exige árvores enfeitadas. Lembrem-se do amor do Pai pela humanidade.
(Crianças pensam... pensam e fazem ou mostram uma árvore de natal – música suave de Natal no fundo)
(Crianças se fantasiam de papai Noel, que chega com um saco cheio de presentes. O papai Noel chega e distribui presentes para as crianças, que ficam sorrindo, felizes.)
Apresentador: - Não... Mais uma chance. O que não pode faltar no Natal?
(Crianças pensam... pensam... dando voltas pelo salão)
Apresentador: - Gente, é muito fácil! Lembrem-se dos das músicas.
(Crianças ser organizam e montam um coral – depois de organizado, eles “cantam” a música “Aleluia” com um regente)
Apresentador: - Não pessoal, o verdadeiro Natal não depende de um coral para se assistir. Pensem mais um pouquinho. O que não deve faltar em um verdadeiro natal?
(Crianças pensam... pensam, fazem uma roda no chão, pegam e trocam presentes – música suave de Natal no fundo)(para ficar mais divertido, pode-se dar o presente para a plateia, pegando posteriormente)
Apresentador: - Não. O verdadeiro Natal nunca depende disso. Eles não sabem, não entendem o verdadeiro sentido do Natal.
(Crianças pensam... pensam, se juntam para pensar juntos, pegam um bebê (boneco) no colo em referência ao nascimento de Jesus e o apresentam para o público – música suave de Jesus no fundo)
Apresentador: - Porque um menino nasceu, espirito puro, príncipe da paz e governador da Terra, que veio encaminhar a humanidade ao bem e nos ensinar que todos somos irmãos e que devemos nos melhorar e ajudar – eis aqui o verdadeiro sentido do Natal.
FIM
Comentários
Postar um comentário