Obsessão

Esta aula foi dada para crianças de 14 até 17 anos.


Para 2020, a coordenação decidiu trabalhar com temas mais voltados para o dia a dia dos jovens.

Duração da aula: duas aulas de 01 hora, cada. Totalizando 02 horas.


Cronograma da aula:

Primeiro momento (8 min) de cada aula: Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!

Segundo momento:

Na primeira aula, foram abordados os conceitos! 

Inicialmente foi comentada a questão 459 do Livro dos Espíritos:

459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

Depois, o tema "obsessão" foi abordado com os seguintes pontos:

O que é obsessão?

É “(...) o domínio que alguns Espíritos exercem sobre certas pessoas. É praticada unicamente pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar, pois os Espíritos bons não impõem nenhum constrangimento.(...)
KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Pt. 2, cap. XXIII, it. 237

Quais as causas da obsessão?

“As causas da obsessão variam de acordo com o caráter do Espírito.
Às vezes é uma vingança que ele exerce sobre a pessoa que o magoou nesta vida ou em existências anteriores. Muitas vezes, é o simples desejo de fazer o mal (...).”
KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Pt. 2, cap. XXIII, it. 245.

O evangelizador explicou a importância de evitar causar o sentimento de ódio nas pessoas e tentar, sempre que possível, reparar o mal.
Mencionou ainda que, muitas vezes, há uma corrente de ódio unindo pessoas por várias vidas e todas essas pessoas (encarnadas ou desencarnadas) se acham no direito de cobrar dívidas e algumas vezes até acreditam que estão fazendo a justiça de Deus.
Para evitar nos tornarmos obsessores, é necessário lembrar da caridade e muitas vezes refletir que poderemos ter feito o mal para aquela pessoa em vidas passadas, não sendo tão injustiçados, como acreditamos. Além disso, é importante pesar o que é mais proveitoso: passarmos o tempo com quem amamos e nos instruindo ou passarmos o tempo ao lados de quem não gostamos, somente para praticar o mal. Essas são reflexões importantes para as crianças.
Quais são os tipos de obsessão?


Foi comentado rapidamente cada caso acima.

O evangelizador apresentou exemplos práticos do dia a dia, como os vícios do cigarro e da bebida.

Como evitar a obsessão ou se livrar dela?

Foi comentada a frase "Diga-me com quem andas e te direi quem és!

Atraímos os semelhantes e muitas vezes essa atração ocorre pelas vibrações do pensamento. Assim, precisamos sempre ser vigilantes com nossos pensamentos e sentimentos e repelir os que vão contra os ensinamentos de Jesus.
Analisar nossas companhias e os ambientes que frequentamos é muito importante.
Por fim, fazer oração diariamente, frequentar o centro espírita e fazer o culto no lar, uma vez na semana, são ferramentas importantes para manter nossas vibrações elevadas.

Importante lembrar da lição trazida pelo capítulo XXV (Livro: Evangelho Segundo o Espiritismo): “Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará”. Os bons espíritos estão sempre dispostos a ajudar, mas é necessário que você esteja ativo e em boas vibrações para receber essa ajuda. Além disso, suas boas ações podem sensibilizar o obsessor e ele muitas vezes entenderá que você mudou (e muitas vezes isso poderá ajudá-lo a mudar também).

É importante analisar que o obsessor, muitas vezes considerado um inimigo mortal, é aquele que talvez conheça melhor suas fraquezas e que esse é um dos motivos para que Deus permita esse laço. Além de ser necessário que vocês resolvam os problemas entre vocês, ter alguém que aponto seus defeitos pode fazer você reconhecê-los e combatê-los.

No fim da primeira aula, foi feito um jogo de memória com temas (cartas) sobre o espiritismo.



Segundo momento 

Segunda aula:

O evangelizador apresentou um vídeo sobre obsessão:


Esse vídeo tem duração de 29 minutos. Caso entenda que o vídeo é muito longo, é possível dar somente uma parte.

 Depois, foram abertos os debates sobre o filme e a análise da conexão do filme com o que foi visto na aula.

Como sugestão para um evento futuro, o evangelizador mencionou a possibilidade das crianças fazerem uma peça teatral para apresentação no salão baseada no vídeo.

Terceiro momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.


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