Gratidão

 Esta aula foi dada para crianças de 4 até 11 anos.  


Essa aula também foi publicada no YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=B4cCB5ZrqA0


Duração da aula: 01 hora


Cronograma da aula:

Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Segundo momento: Nessa etapa, buscou-se conversar com as crianças sobre a gratidão. Perguntas importantes sobre o tema:

- Alguém sabe o que significa gratidão?
- Devemos ter gratidão?
- Um morador de rua, um mendigo também tem motivos para ter gratidão?

Terceiro momento: Contamos a história "O menino grato":

    Para ampliar a participação das crianças, é importante que elas participem da história. Assim, o evangelizador:

a) Pediu que as crianças escolhessem o nome do menino da história. Nesse caso, mudar o nome do menino para o nome escolhido por todos.
b) Pediu que as crianças escolhessem o nome do presente (pet) na história. Nesse caso, mudar o nome do pet para o nome escolhido por todos.
c) Perguntou para as crianças (durante a história) qual o som que esse animalzinho faz?


Se quiser mais algumas dicas de como deixar mais interessante a história, dê uma olhada no post https://espiritaevangelizando.blogspot.com/2023/10/dicas-para-se-contar-historias.html

A HISTÓRIA

    Era uma vez um menino chamado Lucas. Ele era muito querido por sua família e amigos, mas estava um pouco triste já há algum tempo. Um dia, Lucas recebeu um presente especial de aniversário: um cachorrinho chamado Max.

    Lucas ficou tão empolgado com o presente que começou a brincar com Max o tempo todo, se tornando mais alegre e animado. Eles corriam juntos, jogavam bola e exploravam o quintal. Lucas estava tão feliz por ter um novo amigo.

    No entanto, à medida que os dias passavam, Lucas começou a se acostumar com a presença de Max e passou a dar menos atenção a ele. Ele parou de brincar tanto e esqueceu de alimentá-lo regularmente.

    Max, o cachorrinho, começou a se sentir triste e negligenciado. Ele sentia falta da atenção e do carinho de Lucas. Um dia, Max decidiu fugir de casa em busca de um lugar onde fosse valorizado.

    Quando Lucas percebeu que Max tinha desaparecido, ficou desesperado. Ele percebeu que havia sido ingrato e não tinha valorizado o presente maravilhoso que tinha recebido.

    Lucas fez uma oração e pediu a Jesus que o ajudasse a encontrar seu amigo querido. Depois da oração, um pensamento surgiu e o menino achou que seu animalzinho poderia estar no parquinho, perto de sua casa.

    Lucas pediu ajuda de sua mãe e, depois de muito procurar, finalmente encontrou Max no parquinho. O cachorrinho estava triste e com fome.

    Lucas abraçou Max com força e pediu desculpas por não ter sido grato e por não ter cuidado dele como deveria. Ele prometeu nunca mais ser ingrato e sempre expressar sua gratidão.

    Desde aquele dia, Lucas e Max se tornaram inseparáveis. Lucas aprendeu que a gratidão é importante, não apenas para as coisas materiais que recebemos, mas também para as pessoas e animais que estão ao nosso redor.

    A partir desse momento, Lucas sempre expressava sua gratidão por ter Max em sua vida. Eles brincavam juntos, cuidavam um do outro e compartilhavam uma amizade verdadeira e cheia de gratidão.

    E assim, Lucas aprendeu uma valiosa lição sobre gratidão e como é importante valorizar e expressar apreço por tudo o que temos. 
FIM

Quarto momento: Hora de conversar com as crianças sobre a história. Sugestão de perguntas a serem feitas:

a) Qual o nome do menino da história?
b) Qual presente esse menino ganhou?
c) Qual o nome do animalzinho?
d) Por que o animalzinho fugiu de casa?
e) Onde o animalzinho foi encontrado?
f) O que aprendemos com essa história? É importante termos e demonstrarmos gratidão?

Quinto momento: Atividade prática! As crianças devem fazer um desenho sobre alguma coisa (ou coisas) que têm gratidão!
Para incentivar, o evangelizador mencionou que mostrará cada desenho para toda a turma, junto com cada criança - que deverá explicar o que significa o desenho.

É importante definir um tempo para as crianças fazerem os desenhos!

Sexto momento: Essa é uma sugestão de prática para ser realizada durante toda a semana, pelas crianças: O "pote da gratidão".

    O evangelizador precisa levar um pote/copo (sugestão: copo de requeijão) para cada criança e recortar 07 (sete) tirinhas de papel. Cada criança deve, durante cada dia da semana, escrever em uma tirinha o nome de alguma coisa que ela tem gratidão de ter.
Por fim, a criança deve guardar essa tirinha no copo e, na próxima aula, trazer o copo para sala.
Na próxima aula, o evangelizador separa um momento para ver e ler, juntamente com as crianças, o que foi escrito.



Observação: Conversar com as crianças que ainda não sabem ler para que elas peçam ajuda à mãe/pai para escrever os nomes nas tirinhas.

Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)