Família
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 8 anos.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento (50 min): A proposta dessa aula foi baseada nas atividades propostas pelo site searadomestre.com.br/evangelizacao/familiaamorerespeito2.html
O evangelizador falou sobre a importância da família e conversou informalmente com as crianças sobre a família de cada uma.
Explicou que cada família é de um jeito. Há famílias formadas só pela mãe e o filho, outras pelo pai, mãe e vários filhos. Há famílias que não tem nem pai nem mãe... e os filhos são cuidados pelo avôs ou tios. Também existem famílias com cachorros e gatos.
Cada criança foi convidada a contar um pouco mais sobre sua família, quantos irmãos cada um tem, se é uma família grande ou pequena, etc.
Posteriormente, o evangelizador contou a história do "Esquilo fujão" (https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/estoria.htm#oesquilofujao), que é bem interessante, pois destaca a importância da família e trata da questão do filho se sentir menos amado e fugir de casa (ou se perder).
Observação: Sugere-se que o evangelizador memorize a história e conte sem ler. Dando ênfase em determinados momentos, fazendo alguns sons dos bichos (abelha, cobra). Assim, as crianças ficam interessadas e mais envolvidas na história.
Outra sugestão é, antes da história, o evangelizador mencionar que, depois da história, serão feitas algumas perguntas e se a turma souber as respostas, ganhará um prêmio. Nesse caso, é legal legar balas, chocolates ou outras coisas para serem o "prêmio". 😇
Sugestões de perguntas a serem feitas depois da história:
1) Por que o esquilo fugiu de casa?
Resposta: Porque não se sentia amado e ninguém fazia o que ele pedia.
2) O esquilo filho ficou feliz, em um primeiro momento, depois de fugir de casa? E depois, ele estava feliz?
Resposta: Em um primeiro momento, ele ficou feliz, porque se sentiu livre e poderia fazer o que quisesse. Depois, ficou assustado e com medo.
3) A família esquilo ficou feliz com o sumiço do filho esquilo?
Resposta: A família ficou muito triste e preocupada. Começou a procurar o filho.
4) Qual foi o primeiro bicho que assustou primeiro o esquilo fujão?
Resposta: O lobo.
5) O que o esquilo fujão fez para fugir das abelhas?
Resposta: Correu e pulou em um riacho.
6) O esquilo fujão estava realmente sozinho enquanto esteve perdido na floresta?
Resposta: Não, pois Deus sempre esta ao nosso lado nos ajudando e protegendo.
7) O esquilo fujão fez certo em fugir de casa?
Resposta: Não, nossa casa é nosso lugar protegido. Por mais que as vezes haja brigas, somos amados e amamos nossa família.
(Também pode-se aproveitar o momento para falar da importância da criança saber o número do celular de um familiar ou do telefone de emergência da polícia para pedir ajuda, caso esteja perdida ou em perigo.)
Por fim, fizemos uma adaptação da brincadeira "dança das cadeiras" para simbolizar o esquilo fujão.
Colocamos cadeiras reunidas em quantidade menor (uma cadeira a menos) do que a quantidade de crianças presentes na aula.
Começamos uma música e as crianças devem ir andando e dando volta nas cadeiras. Quando a música é parada, todas as crianças tentam sentar. Como há uma cadeira a menos, essa criança que não conseguiu é o "esquilo fujão".
Sugestão: Pode-se usar uma música infantil do celular (youtube, spotify) ou cantar alguma música!
Repete-se a brincadeira por várias vezes, sem tirar mais cadeiras ou tirar uma criança da brincadeira! O objetivo é que todas as crianças brinquem o tempo todo e que o "esquilo fujão" seja representado por várias crianças durante as repetições.
Terceiro momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário