Perdão
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 8 anos.
Duração da aula: 01 hora
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: Contar uma história sobre o perdão. Separamos aqui 02 (duas) opções de história:
- Perdoar sempre! - Baseada no livro "Perdoar sempre!!!" (Editora Soler)
Essa mesma história esta disponível em vários canais do YouTube. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=4ViZrqT2Pe0
- A batata! - Baseada na história obtida pelo site de evangelização https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/perdaobatata.htm
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Rafaela e Joana, sua amiga muito especial, andavam sempre juntas, brincando de tudo.
Certo dia, as duas amigas brigaram por causa de uma boneca e Rafaela ficou com muita raiva de Joana.
Chegando em casa, Rafaela, muito nervosa, disse que nunca mais seria amiga da Joana e contou a história toda para sua mãe.
A mãe tentou convencer a filha, já que a amizade das meninas era muito bonita e de longa data, mas nada mudava aquele pensamento da filha.
Tentando resolver a briga, mãe disse que a raiva só faz mal para quem tem, mas Rafaela não se convenceu e disse que não perdoaria a amiga.
Então a mãe fez a seguinte proposta para mostrar os efeitos da raiva: Enquanto a filha estivesse com raiva da Joana, ela deveria carregar uma batata com ela para todos os lados.
A filha achou meio estranho, mas concordou, pegou uma batata na cozinha, fez um rostinho nela e disse que agora aquela seria sua melhor amiga.
No outro dia sua mãe perguntou: "Já voltou a falar com sua amiga?"
- Nem pensar! - respondeu Rafaela.
- Então leve a sua amiga batata para a escola - disse a mãe.
A filha assim o fez, colocou a batata na mochila e ninguém percebeu aquela batata lá.
Já no quarto dia de aula, a batata estava ficando podre e cheirando muito mal. Todos na escola percebiam aquele cheiro e Rafaela estava muito sem graça com os olhares de todos.
- Mãe, não quero mais andar com essa batata, ela está me causando muitos problemas e vergonha. - relatou Rafael.
- Filha, assim é a raiva! Ela nos deixa tristes e incomodados. E os problemas aumentam com o passar do tempo. Vai me dizer que você não sente saudades de brincar com a Joana?
- Mãe, estou mesmo. Eu não queria dar o braço a torcer. Mas toda vez que ela passava perto de mim, vinha um sentimento de saudade e de raiva e aquela raiva me deixava muito mal e triste.
- Filha, as brigas e desentendimentos acontecem o tempo todo, mas precisamos saber perdoar e não guardar esse sentimento de raiva no nosso coração.
A filha concordou e até hoje, quando pensa em não perdoar alguém, lembra logo do cheiro da batata podre e logo perdoa a pessoa e esquece daquele desentendimento.
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Terceiro momento: Depois da história, o evangelizador pergunta para as crianças o que eles entenderam da história e conversa sobre o sentimento de raiva e a importância do perdão.
Perguntar também às crianças se algo parecido já aconteceu com elas e o que elas sentiram.
Sugere-se que o evangelizador estudo sobre o tema para melhor conversar com as crianças.
Sugestões:
"Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; É você que se queima". (Buda)
"Esquecer o mal é aniquilá-lo, e perdoar a quem o pratica é ensinar o amor, conquistando afeições sinceras e preciosas". (Chico Xavier)
"Perdoar é não permitir que o mal do outro continue crescendo em você" (Chico Xavier)
"Então, Pedro se aproxima de Jesus e lhe pergunta: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?
Jesus lhe responde: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18, 21-35)
"Questão 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
'Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas'". (Livro dos Espíritos)
"(...) Perdoai-nos, ó Pai, as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos ofendeu. (...)" (oração do "Pai Nosso")
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
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