Mundo dos Espíritos: Espírito (existência e sobrevivência)
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 13 anos.
Esta aula também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=G_ri6m_qSAg. Já se inscreveu? 👀
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador pede para as crianças darem exemplos de:
a) Coisas que podemos pegar, ver e sentir (exemplo: qualquer tipo de matéria: cadeira, mesa, roupa)
b) Coisas que podemos ver, algumas até sentir, mas não conseguimos pegar (exemplo: fumaça, luz, nuvens, fogo)
c) Coisas que podemos ouvir, mas não podemos pegar e ver (exemplo: música, barulhos)
d) Coisas que podemos sentir e saber que existe, mas não podemos pegar ou ver (exemplo: ar, vento, gazes, eletricidade)
e) Algo que sabemos que existe, mas não podemos ver, ouvir, pegar e sentir, exceto é claro raras pessoas (médiuns) (exemplo: Espírito).
É importante dar tempo para as crianças pensarem! Se as crianças não souberem a resposta da pergunta "e", o evangelizador pode dar dicas.
Primeira dica: habitam por toda a parte;
Segunda dica: são diferentes uns dos outros (perfeitos ou puros, bons e imperfeitos);
Terceira dica: é a parte inteligente do corpo (é ele quem pensa, fala e sente);
Quarta dica: quando nasce, reencarna (encarnados: almas revestidas de um corpo material para evoluírem);
Quinta dica: quando morre, desencarna (só o corpo físico morre, pois ele continua vivo);
Sexta dica: É imortal (nunca morre);
Depois desse momento, o evangelizador utiliza uma bexiga.
Com a bexiga murcha, pergunta se é possível brincar com ela. A resposta é "não", já que precisamos encher o balão!
O evangelizador enche o balão e pergunta para as crianças se é possível enxergar o ar? Não é possível, mas sabemos que o ar está lá, permitindo que o balão seja útil. Da mesma forma, nosso Espírito anima nosso corpo e permite que ele se movimente e pense.
Em seguida, o evangelizador estoura o balão! Pergunta para as crianças:
a) o que aconteceu com o ar que estava no balão? O ar manteve suas propriedades? Continua existindo?
Da mesma forma, o Espirito (depois da desencarnação) continua vivo e com suas propriedades!
O Espirito vai para o mundo espiritual e continua sua trajetória evolutiva
b) o que acontece com a bexiga estourada?
O corpo (depois do desencarne) será reutilizado, na forma de matéria prima, pela natureza para dar origem a outras matérias e elementos.
No próximo momento, e evangelizador pergunta as crianças: E quando morremos (desencarnamos), o que levamos para o mundo espiritual? Levamos bens materiais (dinheiro, TV, nossa casa, carro, bicicleta)?
Agora o evangelizador fixa dois papeis com contornos de um corpo, que são colocados na parede, um ao lado do outro.
Várias figuras de órgãos do corpo humano: olhos, boca, nariz, pulmão, coração...
Várias figuras de bons sentimentos e boas ações: gentileza, bondade, fé, coragem, caridade..
.A atividade é explicar para as crianças que esses contornos do corpo são da mesma pessoa. Um é o corpo material e o outro, o Espírito.
O evangelizador deve espalhar e esconder essas figuras de órgãos e sentimentos pela sala e pedir para as crianças procurarem. Quando localizado, a criança que encontrou deve colar a figura (órgão ou sentimento) no contorno correto (corpo ou Espírito).
O objetivo é concluir que os órgãos pertencem ao corpo e os sentimentos aos Espíritos.
Perguntar:
1) Quando a gente desencarna, qual desses morre?
2) Como podemos cuidar do corpo?
3) Como podemos cuidar do Espírito?
4) O que levamos conosco depois do desencarne (os sentimentos e conhecimentos ou os órgãos)?
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
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