Pluralidade dos mundos e diversidade das raças
Pluralidade dos mundos e diversidade das raças
(Livro dos Espíritos, Capítulo III - Da criação)
Essa aula foi dada para crianças com faixa etária de 10 até 16 anos.
A pouca experiencia na execução de aulas para essa faixa etária comprovou ser bem mais proveitosa a aula que é participativa, exigindo que as crianças façam trabalhos ativos (pinturas, desenhos, colagens, dentre outros). Uma aula mais expositiva, na qual as crianças ficam mais passivas, causa dispersão, conversas improdutivas e baixa assimilação do conteúdo.
Duração da aula: 01 hora
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar. Sem seguida, fazemos a prática do espelho!
Segundo momento (18 min): Foram apresentados slides (PowerPoint) com fotos do planeta Terra, Sistema Solar, Via Láctea, Grupo Local na Galaxia e do Universo.
O objetivo é mostrar como uma coisa aparentemente grande é realmente pequena se comparada a outra. Além disso, mostrar o tamanho do universo e quantas estrelas e planetas existem nele.
Nesse momento, questionar as crianças sobre a inteligência de Deus. É Deus mais inteligentes que os homens? Ele criaria algo (um mundo/planeta ou estrela) sem um objetivo? Ele faria o universo com toda a sua extensão para nada?
O objetivo é fazer as crianças pensarem no motivo da existência desses mundos e que a única explicação é que eles sejam a morada de espíritos (encarnados ou não).
Terceiro momento (35 min): A identificação e montagem do nosso Sistema Solar. Mostramos novamente o slide do nosso Sistema Solar e pedimos para as crianças montarem esse Sistema.
Em uma aula, utilizamos os seguintes materiais:
a) 01 (uma) Placa de isopor de 60cm x 45cm x 5mm; A placa não pode ter uma espessura muito fina.
b) 10 (dez) bolas de isopor de tamanhos diversos para simular o tamanho dos planetas e do Sol;
c) 01 (um) papel preto 60cm x 45cm para representar a cor do espaço;
d) 10 (dez) palitos ou hastes de madeira para fixar as bolas na placa;
c) canetinhas coloridas ou tintas para pintar as bolas e simular as cores dos planetas;
d) purpurina para simular as estrelas distantes, no espaço;
e) 01 (uma) cola para fazer o anel de Saturno;
f) 04 (quatro) palitos de dentes para fazer o anel de Saturno;
g) 01 (uma) pedaço de papel ou cartolina para fazer o anel de Saturno.
As crianças devem trabalhar juntas, cada uma sendo responsável por uma atividade ou um planeta. Quem ficar responsável por Saturno deve pensar em uma maneira de fazer seu anel principal.
A figura abaixo mostra o resultado do trabalho:
Em outra aula, as crianças fizeram o Sistema Solar utilizando os seguintes materiais:
a) 02 (duas) cartolinas - uma será a base (Espaço) e a outra para fazer círculos (planetas e Sol);
b) Lápis de cores variadas ou giz de cera ou canetinha para pintar os planetas e Sol e escrever o nome deles;
c) 01 (uma) papel preto para representar a cor do Espaço.
d) Pequenos pedaços de papel para simular as estrelas distantes (ou fazer o desenho com canetinha);
e) 01 (uma) cola para colar os objetos na cartolina.
É importante que o tamanho dos círculos mostre a diferença de tamanho entre os planetas e o Sol.
A figura abaixo mostra o resultado do trabalho:
Quarto momento (4 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
São José dos Campos 28 de junho de 2018
Comentários
Postar um comentário