Jesus: Parábola dos Talentos

 Esta aula foi dada para crianças de 4 até 10 anos. 


Duração da aula: 01 hora.


Essa aula também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-YhjeorSvhE.

Cronograma da aula:

Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Segundo momento: O evangelizador relembra as aulas anteriores sobre Jesus, enfatizando como Ele falava com seus seguidores (parábolas).

De forma adaptada, o evangelizador conta às crianças a parábola dos Talentos. 




Sugere-se o seguinte texto:

Observação: Lembrar de contar a história utilizando-se de técnicas para prender a atenção das crianças. Uma sugestão é levar algumas moedas e fazer uma pequena representação da história.
Na dúvida, de uma lida no nosso post com dias para contar histórias.

Um dia, Jesus contou uma história para ensinar as pessoas a usar seus dons.

Jesus disse: "O Reino dos Céus é como um homem indo em uma longa viagem. Antes de sair, ele chamou seus servos e deu-lhes algumas de suas coisas para cuidar enquanto ele estava fora.
Para um ele deu cinco talentos, para outro, dois talentos, para outro, um. Para cada um de acordo com sua própria habilidade. Então ele foi em sua jornada.
O criado com os cinco talentos rapidamente investiu-os para fazer mais cinco talentos.
Da mesma forma, o criado que pegou os dois ganhou mais dois.
Mas o servo que recebeu o único talento foi embora e cavou um buraco no chão para esconder o dinheiro até que o mestre voltasse.
Muito tempo depois, o mestre voltou de sua jornada. Ele perguntou aos criados o que fizeram com o seu dinheiro.
O servo que recebeu os cinco talentos veio e trouxe outros cinco talentos, dizendo: 'Mestre, você me deu cinco talentos. Eu ganhei mais cinco talentos para você’.
O mestre disse: ‘Muito bom, servo bom e fiel. Você foi fiel sobre poucas coisas; vou deixá-lo cuidar de coisas muito maiores. Venha compartilhar minha alegria comigo’.
O mesmo aconteceu com o servo que dobrou os dois talentos que lhe foi dado.
Então o servo que tinha sido dado um saco de ouro veio para o mestre. Ele disse: Mestre, eu sabia que você é um homem duro. Eu estava com medo e escondi seu talento na terra para mantê-lo seguro. Aqui está ele’.
O mestre respondeu: ‘Você é um servo perverso e preguiçoso! Você poderia pelo menos ter depositado meu dinheiro no banco, para fazer algum interesse’.
Ele ordenou que o talento fosse tirado dele e dado ao servo com dez talentos. O servo preguiçoso foi mandado embora”.

Importante: Explicar para as crianças que o talento era uma unidade de peso e, no caso da parábola, o talento representava uma quantia de dinheiro.

Comentar com as crianças sobre a parábola, fazendo as seguintes perguntas:

a) Qual dos servos utilizou melhor o talento dado pelo homem? Por que?

b) Por que o homem não deu a mesma quantidade de talento para cada servo?

c) Por que o servo que recebeu só um talento o enterrou no chão?

Em seguida, colocar o grupo para ouvir a música "A Primavera" (https://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs), das "Quatro Estações" de Vivaldi e apresentar o título da música e seu compositor (Antônio Vivaldi). Se possível, pedir para as crianças ouvirem a música de olhos fechados.

Em seguida, perguntar as crianças o que elas acharam da música, o que elas sentiram.

Sugere-se o seguinte comentário:

Antônio Vivaldi nasceu em 1678, na cidade de Veneza, na Itália. Desde pequeno, Vivaldi demonstrou grande talento musical e seu pai o incentivou a aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais.

Quando cresceu, Vivaldi tornou-se professor de violino em uma instituição religiosa que fornecia abrigo e formação musical para meninas carentes. Foi nesse período que compôs sinfonias maravilhosas, que encantavam a todos, até mesmo reis e rainhas.


Expor que Vivaldi tinha um talento, ou seja, sabia fazer muito bem uma coisa, no caso, compor músicas. Explicar que os talentos são recursos que Deus nos permite ter: pode ser uma habilidade, isto é, coisa que eu sei fazer muito bem, como cozinhar, desenhar, mas também pode ser a boa saúde, o dinheiro, o tempo que dispomos para nosso progresso, a inteligência.

Posteriormente, refletir com as crianças:

a) Como Deus espera que usemos nossos talentos?

b) O que aconteceria se Vivaldi não tivesse estudado e aperfeiçoado o seu talento na música?

c) O que acontecerá se não aproveitarmos bem o talento que Deus nos deu?

d) Uma pessoa que utiliza seu talento para prejudicar outra pessoa está aproveitando o talento?

e) Todo mundo tem um talento?

f) Qual talento cada criança da sala acha que tem? (e como melhorar esse talento?)

g) Como usar seu talento para fazer o bem?

Terceiro momento: O evangelizador pede para cada criança desenhar em uma folha de papel A4 ela mesma usando seu talento para fazer o bem.

Último momento (5 min)Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.


Essa aula foi baseada no conteúdo disponível no blog de evangelização: https://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com/2012/04/parabola-dos-talentos.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)