Sentimentos (opção 01)
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 14 anos.
Duração da aula: 01 hora
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: Nessa etapa, buscou-se conversar com as crianças a importância de se reconhecer os sentimentos, saber o que eles fazem com nosso corpo e nosso coração. Conhecer seus sentimentos e saber lidar com eles faz muita diferença na vida.
O autoconhecimento é a chave do progresso individual, necessário para identificar defeitos morais e hábitos que necessitam ser modificados.
O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do melhoramento individual!
Nessa aula, o evangelizador levará várias fotos/desenhou ou mostrará no computador/celular essas fotos/desenhos de várias situações do dia-a-dia e também de várias rostos e comportamentos e perguntará para as crianças qual é o sentimento desse desenho/foto.
Abaixo alguns exemplos:
Situações do dia-a-dia também são interessantes:
Depois das respostas, o evangelizador conversa com as crianças sobre os sentimentos. Perguntas interessantes:
1) Qual foi a última vez que você teve esse sentimento?
2) O que você fez? Você conversou com alguém?
3) Você gostou do que sentiu? O que você aprendeu com esse sentimento?
4) É possível fazer alguma coisa para evitar (ou buscar) esse sentimento?
Terceiro momento: Hora da brincadeira! 😏
Uma sugestão de brincadeira é pedir para as crianças desenharem e colorirem alguma situação que aconteceu com elas envolvendo um dos sentimentos trabalhados na sala.
Outra opção é a brincadeira de adivinhação. Nesse caso, separe as crianças em dois grupos. Um grupo fala só para o evangelizador qual é o sentimento e o evangelizador fala o nome desse sentimento para uma criança do outro grupo. Essa criança precisa fazer mímicas sobre esse sentimento para que seu grupo tente adivinhar do que se trata. Fique alterando entre os grupo.
Se quiser fazer uma disputa, marque o tempo de cada resposta. Ganha o grupo com o menor somatório de tempo! 😆
Quarto momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário