Deus (bondoso e justo) e co-criação

 Esta aula foi dada para crianças de 4 até 10 anos e esta disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gt7lIN9far4

Esta aula é um complemento da aula sobre Deus (existência): https://espiritaevangelizando.blogspot.com/2024/01/deus.html. Assim, sugere-se que o evangelizador leia e realize essa aula anterior.

Duração da aula: 01 hora.



Cronograma da aula:

Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.


Segundo momento: O evangelizador faz uma rápida revisão com as crianças dos atributos de Deus: Imaterial, Eterno, Imutável, Onipresente e Inteligência suprema.

a) Imaterial: não possui consistência material, não é palpável.

b) Imutável: não está sujeito a mudar, permanente, constante;

c) Onipresente: está presente em todos os lugares;

d) Eterno: Fora do tempo, sem início ou/e fim.

e) Inteligência suprema: faculdade de conhecer, compreender e saber de tudo.


Acrescentamos aqui 02 (dois) atributos muito importantes: soberanamente JUSTO e BONDOSO.


Nesse momento, o evangelizador trabalha com as crianças a questão da bondade de Deus.

Como podemos ter certeza da bondade de Deus? (aguardar respostas das crianças)

Em toda ajuda que Deus permite que ocorra em nossa vida (mesmo sem merecermos). Quando fazemos algo perigoso e ficamos protegidos. Quando nos momentos de tristeza, depois de uma oração, nos sentimos melhores e mais confiantes. Na beleza da natureza do nosso planeta.

Deus permite que comecemos novamente, que seja possível corrigir nossos erros por meio do nosso trabalho.

O que nossa mãe/pai faz quando fazemos algo de muito errado? (castiga e/ou bate). E vocês acham que nossa mãe/pai é mau conosco? Que não nos ama?

Imagina Deus, que não nos castiga ou bate, mas nos dá a oportunidade de corrigir nosso erro!


"Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem?" (Mateus, 7:7 a 11.)


Posteriormente, o evangelizador trabalha a questão da justiça de Deus.


Como podemos ter certeza da justiça de Deus? (aguardar respostas das crianças)

Se Deus é justo, como crianças nascem ricas e outras pobres?

Se Deus é justo, como pessoas boas morrem cedo e pessoas ruins não?

Para Deus, nossa vida não termina depois que morremos. Como Deus é só bondade, nos concedeu a vida eterna. Depois da morte do nosso corpo, recebemos outra oportunidade para melhorar e aprender.

Se uma pessoa não deu valor no dinheiro, não utilizou o dinheiro para ajudar outras pessoas, talvez essa pessoa precise trabalhar agora sem o dinheiro para aprender. O que vocês acham?

Se uma pessoa veio nessa vida para cumprir uma tarefa e já cumpriu, ela pode já desencarnar (morrer mais cedo) e trabalhar agora em Espírito outras questões. 

Quem vai para a escola, estuda certinho e passa de ano, não entra de férias mais cedo? O que vocês acham?

Deus dá a cada um a parte que lhe toca, segundo suas obras. Assim, Deus nos convida a trabalhar todos os dias em Sua obra infinita. Em sua infinita bondade e justiça, nos colocou como co-criadores.

E o que é co-criador? Aquele que cria juntamente com Deus.

Exemplo:

Deus criou a laranja, o limão, o morango... nós fazemos o que? o suco, o sorvete, o picolé.

Deus criou a árvore... nós fazemos o que? mesa, cadeira, casa.

Terceiro momento: O evangelizador convida as crianças a serem co-criadores! Para isso, necessário levar sementes de tomate, tomatinho ou mamão ou outra árvore.

O evangelizador leva as crianças para plantarem essas sementes em um vaso ou horta e combina de acompanhar o desenvolvimento/crescimento dessa planta. Para isso, as crianças precisam, periodicamente, jogar agua e cuidar do local (cuidar da criação).

Abaixo fotos das crianças plantando:





Último momento (5 min)Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)