Lei da reprodução (partes íntimas, gravidez e prevenção ao abuso)
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador conversa com as crianças sobre a Lei de Reprodução, com base na seguinte pergunta do Livro dos Espíritos:
686. É lei da Natureza a reprodução dos seres vivos?
Resposta: “Evidentemente. Sem a reprodução, o mundo corporal pereceria.”
Mas o que é reprodução?
A reprodução acontece quando a mulher fica grávida (com um bebê dentro da barriga). Essa reprodução (gravidez) acontece quando um homem e uma mulher têm um namoro especial. Mas crianças não podem ter esse namoro especial, porque o corpinho delas ainda não está preparado. Além disso, ter um bebê é uma responsabilidade muito grande.
Esse namoro especial envolve as partes intimas do corpo, que precisam ser protegidas!
Mas o que são partes íntimas?
São as partes que, a princípio, só podem ser tocadas pela própria criança e ficam sempre cobertas perto de outras pessoas! No caso de necessidade, o médico, a mãe ou o pai podem tocar essas partes para auxiliar no banho ou fazer algum exame... mas sempre de forma rápida.
Já perceberam que, nos momentos em que todo o nosso corpo pode ser visto, procuramos estar sozinhos. São momentos íntimos, como o banho ou a horas em que precisamos trocar de roupa.
Nesse momento, o evangelizador distribui papeis A4 com desenho do corpo das crianças e pede para que cada criança cole uma tirinha de papel "parte íntima" na região do corpo que ele acha que é parte íntima.
Depois o evangelizador verifica com as crianças se todos acertaram!
Na sequência, o evangelizador aproveita os papeis A4 com desenho do corpo para fazer a atividade do "Semáfaro do Toque".
Nessa atividade, o evangelizador distribuirá lápis de cor (vermelho, amarelo e verde) para as crianças e junto com elas vai discutir quais são as partes do corpo da criança que:
a) sempre podem receber carinho (cor verde)
b) precisamos ter atenção ao receber carinho e observar bem o que sentimos (cor amarela)
c) não podem receber carinho (cor vermelha)
E aqui vai o gabarito para confirmar com as crianças!
Caso queira, pode passar o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=AeYEn5o---Y para as crianças, que trata dessa atividade do "Semáfaro do Toque".
Terminada essa atividade, o evangelizador explica para as crianças que quando outra pessoas não respeitam nossas partes íntimas, há um ABUSO!
As vezes, o ABUSADOR pode ser homem ou mulher, feio ou bonito, rico ou pobre. Pode até ser uma pessoa que as vezes é bem legal com você (te dar presentes ou dinheiro).
O corpo de cada um é único. Cada pessoa tem o seu, com suas particularidades e que não pertence a mais ninguém.
Ninguém pode tocá-lo de uma forma que você não goste e todos devem respeitar os seus momentos íntimos. Toda vez que uma pessoa mais velha tocar em você e você não se sentir bem, é importante sempre contar o que aconteceu com o seu ADULTO DE CONFIANÇA.
Quem pode ser o ADULTO DE CONFIANÇA?
Pode ser a mãe, o pai, a professora... alguém que você tenha confiança.
Por fim, o evangelizador mostra para as crianças o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=qpCcuDwMqHs (vídeo do Tribunal de Justiça do Pará sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes).
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Observação: Essa aula foi baseada também na Cartilha de Abuso Sexual do Ministério Público: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/crianca-e-adolescente/violencia-sexual/cartilhas/cartilha_abuso_sexual_saiba_aprenda_roteger_mp_go.pdf



Comentários
Postar um comentário