Respeito à propriedade alheia
Duração da aula: 01 hora.
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador conta a seguinte história para as crianças:
Observação: Utilizar gestos corporais, mudança de voz, dentre outros, para manter a atenção das crianças. O evangelizador também pode levar figura dos personagens e ir mostrando.
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Joãozinho todo dia ia para a escola pela manhã. Como ele tinha 10 anos, ele fazia o quinto ano e tinha vários amigos. Ele adorava desenhar!
Certo dia, no final da aula, todos já tinham saído da sala e Joãozinho acabou demorando um pouco mais, pois estava guardando seus livros e lápis.
Quando ele saiu da sala, andando pelo corredor, olhou para o chão e viu uma caneta novinha. A caneta era tão bonita, tinha uns desenhos de raios que brilhavam... ele nunca tinha visto uma caneta tão bonita!
Então Joãozinho ficou com muita vontade de ficar com aquela caneta e pensou... "Achado não é roubado... quem perdeu é relaxado!". Então ele pegou a caneta e colocou no estojo e foi para casa!
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O evangelizador faz as seguintes perguntas para a turma:
1) Algo parecido já aconteceu com vocês?
2) Vocês acham que Joãozinho fez certo? Achado não é roubado?
3) O que Joãozinho deveria fazer?
Depois dessas reflexões, o evangelizador complementa a história, sugerindo entrar em uma máquina do tempo e voltou no tempo para 10 minutos antes da saída de Joãozinho:
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Ana Clara estava terminando os estudos quando sua mãe ligou dizendo que a filha precisaria sair rápido da escola, porque sua avó estava passando mal e deveria ir para o hospital. Ana Clara, preocupada, juntou suas coisas, colocou na mochila e, sem fechar, saiu correndo pelo corredor.
Durante esse percurso, sua caneta novinha, cheio de desenhos de raios (aquela que Joãozinho iria encontrar) caiu no chão. Não era uma caneta qualquer... era a caneta que ela havia ganhado de sua madrinha, uma caneta que ela adorava.
Ao chegar na sua casa, Ana Clara começou a fazer o dever de casa e não localizou sua caneta em nenhum lugar... abriu a mochila, tirou todas as coisa, mas nada da sua caneta. Ana Clara ficou muito triste, chorou bastante por ter perdido aquela caneta não querida.
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Depois, o evangelizador faz uma reflexão com as crianças sobre o respeito à propriedade alheia, perguntando como eles estariam se estivessem no lugar da Ana Clara.
Perguntar também se algo do tipo já aconteceu com as crianças?
Em seguida conta uma história sobre o respeito à propriedade alheia.
(Essa história é baseada em fatos reais!)
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Vocês sabiam que uma prima estava viajando para a Alemanha para visitar seus familiares e, certo dia, foi pegar um ônibus pela manhã e acabou deixando o celular no banco da estação de ônibus cheia de pessoas.
Ela entrou no veículo sem perceber e só depois de três paradas é que deu conta do sumiço do aparelho. Nesse momento, ela avisou os amigos que estavam com ela que desceria na próxima estação, pegaria um outro ônibus no sentido contrário para retornar à estação que ela havia deixado o celular.
E assim ela fez! Desceu do ônibus, pegou outro e depois de uns 40 minutos estava na estação do celular perdido.
Vocês sabem o que aconteceu?
O celular estava no mesmo lugar!!! Imaginem a alegria dela ao perceber que todos tinham respeitado o seu celular e ninguém havia pegado! Todas as fotos da viagem estavam ali, além de informações e telefones importantes!
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O evangelizador explica para a turma que essas coisas também acontecem no Brasil e no resto do mundo e mostra alguns vídeos/notícias sobre isso:
"Um homem desempregado de 35 anos encontrou dois milhões de pesos (o equivalente a R$ 90,5 mil) na rua e devolveu o dinheiro aos donos na Argentina."
"Pessoa acha e devolve pochete com dinheiro (R$ 1.150,00)"
"Homem devolve R$ 74 mil"
Atividade prática
Como sugestão de atividade prática, temos duas opções:
1) Brincadeira do "Quente e frio"
Está na hora de devolver a caneta para o dono! Nessa brincadeira, uma das crianças espera fora da sala (ou fica de olhos fechados) enquanto as outras escondem a caneta (ou outro objeto na sala). Depois de escondida, a criança volta e tenta achar a caneta.
Quanto mais perto ela vai ficando da caneta, as crianças dizem... quente... tá quente... tá muito quente, tá queimando...
Quanto mais longe da caneta: Tá frio... esfriou... tá gelado!
A brincadeira termina quando o dono consegue achar sua caneta 😀
(Pode-se repedir a brincadeira com todas as crianças)
2) Desenhar para finalizar a história
Bem... a história do Joãozinho ainda não terminou... Cada criança ganha uma folha de papel A4 e lápis para desenhar o final dessa história! Pode-se até dividir o papel para fazer quadrinhos (como se fosse um gibi). O que será que acontecerá com a caneta? 😁
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
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