Chico Xavier (conhecendo Chico)

 Duração da aula: 01 hora.


Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.


Segundo momento:  O evangelizador conversa com as crianças sobre a biografia de Chico Xavier, intercalando a história com vídeos animados do YouTube.

Observação: Para apresentar os vídeos, o evangelizador pode utilizar o próprio celular ou um computador/projetor com acesso a internet.

Para ficar mais divertido, o evangelizador pode levar algum boneco ou desenho de Chico Xavier.
Abaixo um link de um "paper toy" (brinquedo de papel) para recortar e colar.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG) no dia 2 de abril de 1910.  Ficou órfão da sua mãe aos cinco anos de idade. E seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos cuidados de pessoas amigas e Chico Xavier ficou com sua madrinha, mulher nervosa que o maltratava cruelmente.

Ele levava várias surras de vara de marmelo,  mas era confortado pelo espírito de sua mãe, que lhe aparecia, durante sua infância . Ela lhe dizia sempre para ter paciência. E no primeiro encontro, lhe disse que precisava crescer mais forte para o trabalho, pois quem não sofria não aprendia a lutar.

Em algumas ocasiões sua madrinha lhe deixava com muita fome. Certa vez, comeu um jatobá que caiu da boca de um cão de rua, misturado com água, por indicação da sua mãe.


Numa outra situação , Chico Xavier foi obrigado a participar de uma simpatia para curar a ferida na perna do sobrinho de dona Rita, para que não levasse mais surras.  Mas, logo depois, sua mãe lhe consolou dizendo que em breve surgiria um Anjo Bom que iria ajudá-lo.

Após dois meses, cumpriu-se o que ela havia prometido, Chico Xavier foi morar com sua madrasta.  No entanto, quando o seu pai se casou novamente  teve dificuldades para sustentar todos os seus filhos. Então sua  madrasta teve a ideia de plantar uma horta e vender legumes para ajudar a pagar as despesas da escola.


Durante as aulas, vez por outra, ouvia as vozes dos espíritos e notava que mãos invisíveis seguravam as suas. Com apenas 12 anos de idade, cursando o quarto e último ano de estudos do grupo escolar, Chico Xavier ganhou um prêmio de um concurso , por ter escrito o que um Espírito havia lhe ditado, porém muitos dos seus colegas não acreditaram e o taxaram como mentiroso.

Ao completar 17 anos, sua irmã ficou doente, com perturbação mental. Seu pai procurou a ajuda de amigos espíritas; e foi assim que se realizou a primeira sessão espírita no lar da família Xavier. Na mesa estavam "O Livro dos Espíritos " e "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec. E pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se, dizendo: "Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos.

Nos fins de 1931, apareceu-lhe o que chama de seu mentor espiritual ou espírito-guia, que pede para ser chamado de Emmanuel. Ele pretendia trabalhar com o Evangelho de Jesus, ao seu lado,  por um longo período.


Aos 21 anos, o médium pediu orientação para seu mentor espiritual  sobre a complexa doença que tinha no seu olho esquerdo,  que lhe causava grande sofrimento.  Emmanuel o aconselhou a tratar-se segundo a medicina humana, e disse que como médium não teria privilégios, mas seria amparado pelo Alto.

Chico Xavier trabalhou desde criança, teve em toda sua vida terrena quatro empregos. Além de seu trabalho espiritual, sempre trabalhou para ganhar seu sustento na tecelagem, depois como auxiliar de cozinha, outra vez como caixeiro de um armazém e seu último emprego foi de datilógrafo - funcionário público federal. Algumas vezes estava desanimado e pensativo, mas sempre recebia a ajuda do mundo espiritual - graças as orações.


Em 1959, transferiu-se para a cidade de Uberaba, pois o clima era melhor para tratar  da labirintite, doença que lhe causava muitos sofrimentos. Neste mesmo ano,  Chico e Waldo Vieira inauguravam lá, o centro espírita "Comunhão Espírita Cristã".

Chico Xavier psicografou 412 livros, nunca recebeu um centavo pelos direitos autorais. Destinou todo o lucro de sua produção às organizações espíritas, para a aplicação em obras sociais.

Observação: Explicar para as crianças o que significa médium (pessoa capaz de se comunicar com Espíritos, todo aquele que serve de intermediário entre o mundo espiritual e o corpóreo).


Através do seu trabalho mediúnico, também receitava medicamentos homeopáticos prescritos por Dr. Bezerra de Menezes; consolava mães que haviam perdido seus filhos, recebendo cartas dos parentes desencarnados. E além disso, distribuía sopas aos pobres.  Por causa disso tudo, foi eleito "o maior brasileiro de todos os tempos" e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Em 2002, aos 92 anos, o maior médium brasileiro desencarnou com uma parada cardíaca, sem dor e sem sofrimento, em sua casa.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois da história, comentar que Chico Xavier era puro amor e mostrar para as crianças algumas animações sobre isso:

https://www.youtube.com/watch?v=DgM6Po7P3Ik - Chico Xavier e a História da Chave

https://www.youtube.com/watch?v=IAUHhKIDwC4 - Chico Xavier e as Formigas


Atividade prática

Nessa atividade prática, cada criança receberá uma folha de papel A4 para desenhar, pintar, fazer um mosaico ou caricatura de Chico Xavier - baseado na figura abaixo.

O evangelizador precisará disponibilizar lápis de cores, revistas, canetinhas, dentre outros.


a) Exemplo de caricatura:


b) Exemplo de pintura:


c) Exemplo de mosaico/pintura:



Último momento (5 min)Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra de Natal - O verdadeiro sentido do Natal! (peça de teatro)

Lei da adoração - Prece

Chico Xavier: consolidando conhecimentos (jogo QUIZ)