Perdão (opção 02)
Duração da aula: 01 hora.
Essa aula também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-9vgTYyx9ew. Aproveita para se inscrever e ficar por dentro das novidades!
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador conversa com as crianças sobre a importância do perdão.
Jesus não só ensinava, mas exemplificava e praticava o perdão. No momento mais difícil de sua passagem aqui na terra. Ele disse:
- “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”.
Também, nos momentos de conversa com os discípulos, Ele ensinou a oração do Pai Nosso onde encontramos:
“...Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.”
Em outra situação, Pedro perguntou a Jesus quantas vezes devemos perdoar?
E Jesus respondeu: “Perdoar setenta vezes sete vezes” (cada ofensa)
E numa outra passagem disse: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”.
Mas por que temos tanta dificuldade em perdoar? Bom, é devido ao orgulho e vaidade que ainda são muito fortes em nós.
Não perdoar é guardar lixo no coração, é guardar mágoa (guardar água má, suja, que nos faz mal, diminui nossa imunidade causando doenças).
Existe o perdão artificial, aquele que sai da boca mas não do coração. No fundo ficamos felizes com as coisas ruins que não dão certo para aquela pessoa que nos prejudicou. E não perdemos a oportunidade de acusar.
E o perdão verdadeiro, que nem sempre é o esquecimento da ofensa (às vezes esquecer pode ser problema de memória), mas o processo de superar a ofensa.
O importante é não ficarmos felizes com as coisas ruins que acontecem com a pessoa que nos prejudicou, não desejar o mal e não aumentar o sofrimento dela, e se ainda não podemos fazer ou falar bem, pelo menos não fazer ou falar mal.
Temos que nos perdoar também!
As vezes fazemos coisas sem pensar nas consequências e depois nos arrependemos. Temos que nos vigiar constantemente, mas se cometemos um erro, o melhor caminho é, além de pedir desculpas sempre que possível, substituir as ações que não foram boas por outras mais positivas e colocar mais alegria no nosso coração.
Atividade prática:
Dar uma caixa relativamente grande e pesada para as crianças carregarem. Explicar que elas não podem colocar a caixa no chão, na mesa, largar em momento nenhum.
E sem que as crianças larguem a caixa, pedir a elas que façam tarefas do tipo:
1) Amarrar o tênis;
2) Pentear o cabelo (levar um pente);
3) Escrever o nome em um papel;
4) Sentar no chão e levantar.
Observação: O evangelizador precisa levar uma caixa e utilizar objetos da própria sala (livros, por exemplo) para deixar a caixa mais pesada.
Depois, perguntar se foi fácil ou difícil.
Explicar que aquela caixa pesada representa a falta de perdão que dificulta nossa vida, nos impede de caminhar com alegria – já que muitas vezes pensamos mais na pessoa que nos prejudicou do que em nós mesmos.
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário