Perdão (opção 02)

 Duração da aula: 01 hora.

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Cronograma da aula:


Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.

Segundo momento:  O evangelizador conversa com as crianças sobre a importância do perdão.
Jesus não só ensinava, mas exemplificava e praticava o perdão. No momento mais difícil de sua passagem aqui na terra. Ele disse:
- “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”.
Também, nos momentos de conversa com os discípulos, Ele ensinou a oração do Pai Nosso onde encontramos:
“...Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.”
Em outra situação, Pedro perguntou a Jesus quantas vezes devemos perdoar?
E Jesus respondeu: “Perdoar setenta vezes sete vezes” (cada ofensa)

E numa outra passagem disse: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

Mas por que temos tanta dificuldade em perdoar? Bom, é devido ao orgulho e vaidade que ainda são muito fortes em nós.
Não perdoar é guardar lixo no coração, é guardar mágoa (guardar água má, suja, que nos faz mal, diminui nossa imunidade causando doenças).
Existe o perdão artificial, aquele que sai da boca mas não do coração. No fundo ficamos felizes com as coisas ruins que não dão certo para aquela pessoa que nos prejudicou. E não perdemos a oportunidade de acusar.
E o perdão verdadeiro, que nem sempre é o esquecimento da ofensa (às vezes esquecer pode ser problema de memória), mas o processo de superar a ofensa.
O importante é não ficarmos felizes com as coisas ruins que acontecem com a pessoa que nos prejudicou, não desejar o mal e não aumentar o sofrimento dela, e se ainda não podemos fazer ou falar bem, pelo menos não fazer ou falar mal. 

Temos que nos perdoar também!

As vezes fazemos coisas sem pensar nas consequências e depois nos arrependemos. Temos que nos vigiar constantemente, mas se cometemos um erro, o melhor caminho é, além de pedir desculpas sempre que possível, substituir as ações que não foram boas por outras mais positivas e colocar mais alegria no nosso coração.

Atividade prática: 

Dar uma caixa relativamente grande e pesada para as crianças carregarem. Explicar que elas não podem colocar a caixa no chão, na mesa, largar em momento nenhum.
E sem que as crianças larguem a caixa, pedir a elas que façam tarefas do tipo:

1) Amarrar o tênis;
2) Pentear o cabelo (levar um pente);
3) Escrever o nome em um papel;
4) Sentar no chão e levantar.

Observação: O evangelizador precisa levar uma caixa e utilizar objetos da própria sala (livros, por exemplo) para deixar a caixa mais pesada.

Depois, perguntar se foi fácil ou difícil.

Explicar que aquela caixa pesada representa a falta de perdão que dificulta nossa vida, nos impede de caminhar com alegria – já que muitas vezes pensamos mais na pessoa que nos prejudicou do que em nós mesmos.

Último momento (5 min)Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.




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