Jesus: amor e bondade (jogo: Boliche com Jesus)
Esta aula foi dada para crianças de 4 até 10 anos.
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador explica para as crianças que um dos grandes objetivos e ensinamos de Jesus foi nos aproximar de Deus e garantir que Deus é nosso pai carinhoso e amoroso.
E como emissário de Deus, Jesus era só bondade e amor. Em seguida, conta, de forma resumida, alguns exemplos da bondade e carinho de Jesus.
A mulher adúltera
Porém Jesus foi para o monte das Oliveiras. E, pela manhã cedo, voltou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio. E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.
A Cura do paralítico
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?
Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
E, levantando-se, foi para sua casa.
Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas durante todos os momentos, abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos.
Trecho do livro "Os mensageiros" aborda Jesus médico:
"Ele expulsava febres malignas, curara leprosos e cegos de nascença, levantara paralíticos, mas nunca ficava apenas nisto. Reanimava os doentes, dava-lhes esperanças novas, convidava-os à compreensão da Vida eterna".
E Jesus nos convidou a amar todos os outros (“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” - João 15:12).
Também disse Jesus: "Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim" e também "Das ovelhas que meu Pai me confiou, nenhuma se perderá" (relacionada à parábola da ovelha perdida - Mateus 15:2-7).
Ainda:
"Vinde a mim, vós que sofreis e vos achais sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo, que sou brando e humilde de coração, e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo."
Mas para melhor sentirmos essa bondade de Jesus e para podermos ser ajudados, é preciso fazer nossa parte. E qual é nossa parte?
Podemos ficar desanimados e sem esperança?
Podemos ficar reclamando?
Podemos ficar nervosos?
Podemos brigar e xingar?
Podemos viver isolados (sozinhos)?
Como nos aproximamos de Jesus? Como caminhar ao lado de Jesus?
Podemos ajudar as outras pessoas?
Podemos ter bons pensamentos?
Podemos fazer oração?
Podemos estudar e trabalhar?
Podemos respeitar as outras pessoas?
Terceiro momento: Hora da atividade prática! O objetivo aqui é Jogar o jogo "Boliche com Jesus".
Para a atividade, o evangelizador necessitará levar:
a) Garrafas de plástico vazia (água ou refrigerante) - Pelo menos 06 garrafas de mesmo tamanho.
b) Uma bola de plástico pequena.
É interessante que o evangelizador cole em cada garrafa um papel (rótulo) com um sentimento ou situação ruim da vida.
Abaixo uma figura com sugestão dos sentimentos: inveja, depressão, egoísmo, raiva, tristeza, medo e desespero.
Em seguida, o evangelizador explica às crianças que Jesus representa, nessa brincadeira, a bola. Ele pode acabar (derrubar) todos os sentimentos ruins e deixar nossa vida muita mais tranquila! Mas a bola sozinha consegue fazer isso? Não é necessário que façamos nosso esforço: jogar a bola com determinação, força e fé?
Da mesma forma é Jesus! Ele precisa do nosso esforço, que façamos nossa parte para que Ele nos ajude a acabar com os sentimentos ruins.
Nessa hora, o evangelizador pergunta mais uma vez como podemos ajudar Jesus!
Para a brincadeira, sugere-se que o evangelizador faça um fila com as crianças e que cada uma tenha uma ou duas chances para derrubar todas as garrafas (sentimentos ruins) com a ajuda de Jesus (da boa). Pode-se repetir mais de uma vez a brincadeira.
Sugestão: Combinar com as crianças que, cada uma deve organizar os pinos (garrafas) que derrubar.
Outra boa opção é colocar o nome "Jesus" na bola e/ou adicionar suas qualidades!
Caso a bola seja pesada ou queira aumenta o grau de dificuldade, pode-se colocar água nas garrafas, dificultando a queda. A distância das garrafas também determina o grau de dificuldade da brincadeira.
O evangelizador determina a distância e organiza as garrafas em formação triangular semelhante aos pinos do boliche.
Caso a criança não consiga derrubar todas com duas chances... o evangelizador pode perguntar: "Jesus está do nosso lado? estamos fazendo nossa parte?" E com a resposta "Sim!", deixar uma terceira tentativa e/ou reduzir a distância. O objetivo é derrubar todas! 😀
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.
Comentários
Postar um comentário