Bezerra de Menezes
Duração da aula: 01 hora.
Cronograma da aula:
Primeiro momento (5 min): Oração com todas as crianças para agradecer o momento e para pedir ajuda aos espíritos superiores para harmonizar o ambiente e nos inspirar.
Segundo momento: O evangelizador comenta com as crianças que Jesus conta com a ajuda de vários Espíritos dedicados para trazer o progresso para a humanidade em várias áreas. Vários foram encarregados de trazer conhecimento e amor, dentre eles: Isaac Newton, Albert Einstein, Carl Friedrich Gauss, Wolfgang Amadeus Mozart, Francisco de Assim, Paulo de Tarso, Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, Bezerra de Menezes, etc. Jesus tem amigos em todas as partes!!
Hoje vamos conhecer um desses amigos de Jesus, Bezerra de Menezes (Adolfo Bezerra de Menezes):
1) Nasceu no Brasil, em 29/08/1831, no Ceará (Allan Kardec desencarnou em 31/03/1869) em família católica.
Antes de continuar, o evangelizador pode mostrar (ou explicar) para a criança como era o Brasil nessa época:
https://www.youtube.com/watch?v=9ozTxBDIU_o (Brasil em 1822)
2) Seu aproveitamento escolar era notável. Aos 13 anos, foi professor de latim na própria escola em que fazia seus preparatórios.
3) Chegou ao Rio de Janeiro sozinho com 20 anos (1851), no bolso 38$000 (Réis - R$ 950) para cursar Medicina.
4) Terminou o curso aos 25 anos (1856) e abriu com um colega consultório no centro - sem muitos pacientes.
5) A clínica na sua casa crescia muito, pois era de gente que não pagava. Nunca abandou os pobres e, por isso, recebeu o título de "médico dos pobres".
“O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante de negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivens da vida.” (Bezerra de Menezes)
Uma das histórias: Missionário que sempre fora, um dia ao atender uma mulher, prescreveu os remédios e lhe disse que poderia compra-los ali mesmo, ao que esta respondeu que não tinha nem para dar o que comer, quanto mais comprar remédios. Bezerra procurou nos bolsos e nada encontrou, olhou em volta e nada viu, reparou então em seu anel de formatura, e deu-o, sem pestanejar para comprar medicamento para o filho doente.
6) Definia a política como "a ciência de criar o bem de todos".
7) Elegeu-se vereador no Rio de Janeiro em 1860 e foi Deputado Federal ("Deputado Geral") em vários mandatos. - naquela época, deputados e vereadores não recebiam salário.
8) Em 1875 (43 anos), recebeu de um amigo (Joaquim Carlos Travassos) o Livro dos Espíritos:
“Deu-mo na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem em bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distração para a longa viagem, disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto... Depois, é ridículo confessar-me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ele, como acontece com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito. Entretanto tudo aquilo era novo para mim!... Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava em O Livro dos Espíritos... Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou, como se diz vulgarmente, de nascença...” (Bezerra de Menezes – entrevista dada ao Reformador)
9) Em 16/08/1866, se declara publicamente espírita (Salão de Conferência da Guarda Velha).
10) Escreveu vários artigos (pseudônimo Max) de 1886 a 1893)
11) Nada o impressionara mais do que a faculdade mediúnica de João Gonçalves do Nascimento, homeopata espírita notável, cujos diagnósticos e curas trouxeram ao Espiritismo um sem número de adeptos.
a) Considerava o mais impressionante dos fatos, que tivera até agosto de 1892, o diagnóstico de sua dispepsia de natureza nervosa, que incomodava Bezerra de Menezes por 5 anos.b) A segunda esposa de Bezerra de Menezes foi diagnosticada em 1880, pelos médicos alopatas, com tuberculose (na época não existia raio x). O receituário mediúnico (mesmo espírito) informa que o problema dela não era tuberculose e sim de natureza uterina, receitando um medicamento. A jovem ficou completamente curada.
12) Foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, da Sociedade Físico-química, sócio e benfeitor da Sociedade Propagadora das Belas-Artes, membro do Conselho do Liceu de Artes e presidente da Sociedade Beneficente Cearense. Menezes incentivava a ciência e acreditava nas ferrovias no Brasil.
13) Também foi abolicionista e emancipacionista, se preocupando com o ensino técnico dos filhos de antigos escravos.
14) Foi presidente da FEB em 1889 (reconduzido em 1895), e permaneceu até 1900 (quando desencarnou).
Pós desencarne!
Será que trabalhadores dedicados à Jesus são bem recebidos após o desencarne?
Relata Divaldo Franco que, após o desencarne, Bezerra foi recebido no plano espiritual por um dos filhos e também pela Celina (intermediária de Maria). Foi levado a uma comunidade e dormiu. Quando acordou, ouvia vozes (música humana) e Celina disse que a primeira esposa vinha também recebe-lo. Depois de conversar com a esposa, ele perguntou à Celina o que seriam aquelas vozes e Celina lhe mostrou milhares de Espíritos cantando... Porque souberam que Bezerra viria hoje e vieram agradecer a ajuda que ele tinha feito a seus familiares e a eles mesmos.
Relata Divaldo que Bezerra de Menezes recebeu a autorização para habitar mundos melhores, mas pediu a Maria Santíssima que o permitisse aqui ficar enquanto houvesse sofrimentos no Brasil. Pedido aceito!
https://www.youtube.com/live/84HEebOULBQ (Vídeo de Divaldo Franco sobre Bezerra)
A partir de 20/25min começa a contar a história do desencarne
Várias manifestações por meio de médiuns (Chico Xavier, Divaldo Franco, dentre outros);
Vários relatos de trabalho no plano espiritual com relação a medicina espiritual e tratamento do Espírito e doenças de encarnados;
Coordenador de vários grupos de espíritos que trabalham para Jesus.
Conhecido como “o Kardec Brasileiro”.
Há vários Centros Espíritas no Brasil que o homenageiam, se utilizando se seu nome
Terceiro momento: Depois de conversar com as crianças sobre Bezerra, o evangelizador explica para as crianças que elas farão um folder (cartaz) para homenagear Bezerra de Menezes e esse cartaz ficará fixado no salão principal (ou na sala de evangelização). Enfatizar que esse cartaz é importante!
Assim, o evangelizador deixa com as crianças uma cartolina, lápis, canetinhas.
Sugere-se que o evangelizador leve também uma foto impressa de Bezerra e uma foto de uma anel de formatura do curso de medicina.
É importante que o evangelizador dê autonomia para as crianças montagem o cartaz com os conhecimentos adquiridos na sala, ajudando-os a organizar as informações.
Pontos importantes que devem estar no cartaz:
1) médico dos pobres;
2) Você conhece a história do anel de formatura?
3) presidente da FEB e união dos espíritas
Depois do cartaz finalizado, pedir ajudar das crianças para colocar o cartaz em algum local do salão principal (ou no espaço de evangelização).
Último momento (5 min): Oração de encerramento com todas as crianças. Perguntar se alguma criança tem interesse em fazer a prece.

Comentários
Postar um comentário